Os câmbios automatizados já são uma realidade mais que presente no dia a dia do transporte de cargas leves e pesadas no Brasil. Mas, e os automáticos? No Estado do Amazonas, a Super G, transportadora especializada em remoção de equipamentos, movimentação de cargas e içamentos acaba de fazer uma compra diferenciada de caminhões.
A transportadora adquiriu nove unidades dos caminhões Volkswagen Constellation 21.280 para sua frota especial de movimentação de cargas e escolheu um tipo de transmissão especial: totalmente automática da Allison Transmission.
“Transportamos muito peso com muita frequência, e muitas vezes por caminhos muito acidentados, o que nos levava a ter altos custos com a manutenção do sistema de embreagem dos caminhões”, explica Sardis Chaves Monteiro Junior, administrador da Super G. “Além disso, também já tivemos problemas com a carga transportada. Em uma dessas ocasiões, numa subida extensa e íngreme, com terreno muito irregular, uma redução de marcha em um caminhão com transmissão manual resultou em um tranco tão grande que a carga caiu”.
Os caminhões novos da Super G vão realizar operações como guindaste em áreas de difícil acesso, em mineradoras e localidades remotas. “Já constatamos que além de ganharmos com os custos de manutenção, estamos lucrando com a redução do consumo de combustível”, comenta Monteiro Junior.
Monstro de movimentar cargas
Equipado com uma transmissão Allison 3500, o VW Constellation 31.280 traz o sistema VW EasyStart de partida em rampa, tração 6×4 e motor MAN D08, com tecnologia EGR, que desenvolve 277 cavalos de potência e torque máximo de 1.050 Nm. O eixo traseiro com bloqueio de diferencial transversal e longitudinal privilegia a operação oferecendo robustez. Esse caminhão não usa Arla 32.
“Nosso VW Constellation 31.280 é diferenciado no mercado. Ele vem com uma série de equipamentos que são sob medida para os clientes. Entre eles, a transmissão automática da Allison que utiliza um conversor de torque”, afirma Thiago Armando Supplizi, consultor de Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Com sua configuração, o modelo assegura maior disponibilidade, com menos manutenção e rentabilidade superior para o negócio. Sua tecnologia também permite manter o ritmo de operação com esse câmbio, em termos de velocidade e torque, o que favorece o planejamento para gerar melhores resultados”.
Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB
COMMENTS