A Marcopolo Rail chega para atender modais de vias elevadas (People Movers e similares) como VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). E graças ao conhecimento da Marcopolo no desenvolvimento de soluções para o transporte de massa, como os sistemas BRT, a marca apresentou seu primeiro produto fruto dessa divisão.
Trata-se do Veículo Aeromovel Geração 6, fruto de desenvolvimento conjunto com a Aeromovel Brasil S.A. – empresa dedicada ao fornecimento e implantação de sistemas de mobilidade com atuação nos mercados nacional e internacional – para o segmento de APMs (Automated People Movers).
Segundo Petras Amaral, head de inovação da Marcopolo, a criação da Marcopolo Rail teve como base o desenvolvimento, desde 2015, de soluções para People Movers em parceria com a Aeromovel Brasil. Para tanto, a Marcopolo investiu R$ 10 milhões nos últimos dois anos.
“Nosso foco nos últimos anos tem sido inovar em diferentes segmentos de transporte e mobilidade nos quais o know-how da fabricante possa agregar valor ao produto, a chamada diversificação relacionada”, explica o executivo.
Essa experiência com a construção do Veículo Aeromovel Geração 6 foi fundamental para o desenvolvimento das soluções e tecnologias para as cabines, o que incluiu inovações em sistemas de aberturas, climatização, layout, assentos, materiais e design relacionado ao setor.
“O foco inicial da Marcopolo Rail inclui o fornecimento de soluções para modais ferroviários de até 25 mil passageiros/hora/sentido, que operem com velocidade máxima de 70 km/hora e possam atender tanto o segmento urbano, como intermunicipal, mostrando-se ótimas soluções aos atuais problemas de mobilidade em cidades acima de 300 mil habitantes”, comenta Amaral.
Um segmento para crescer
A Marcopolo Rail tem como universo de atuação, segmentos que são essenciais para a mobilidade dos brasileiros e com grande potencial de expansão. O setor metroferroviário brasileiro transporta cerca de 10 milhões de pessoas por dia e tem registrado crescimento ao redor de 10% ao ano no número de passageiros.
Atualmente, os sistemas metroferroviários brasileiros estão restritos a apenas 12 regiões metropolitanas, respondendo por um percentual de viagens muito baixo, com exceção dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, que assumem uma maior participação na matriz modal.
Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br
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Agência Transporta Brasil – ATB
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