MAN Latin America ganha espaço no mercado de veículos customizados

Montadora produziu mais de 100 mil veículos com características específicas e em 2014

Cai tempo de espera para carregar e descarregar no Porto Seco de Foz de Iguaçu (PR)
Ministério do Desenvolvimento Agrário adquire 2.884 caminhões Mercedes-Benz
DAF recebe autorização para comercializar modelos XF105 por meio do BNDES FINAME

man-customizado-caminhao

A montadora MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, já produziu mais de 100 mil veículos com características específicas e em 2014 planeja investir cerca de R$ 13 milhões somente no desenvolvimento destes produtos. Este aquecimento se deve principalmente às recentes vendas realizadas ao setor público, o que rendeu à montadora a chancela de maior fornecedora em compras governamentais nesse segmento em 2013.

O desenvolvimento dos produtos chamados especiais é um dos pilares que contribuíram para a MAN Latin America alcançar à liderança no mercado brasileiro de caminhões por dez anos consecutivos e a vice-posição em ônibus. Sua produção corresponde a cerca de 20% do volume anual fabricado pela empresa no interior do Estado do Rio de Janeiro. Diante de um cenário crescente, a montadora acaba de estabelecer uma estrutura organizacional com foco no atendimento dessas demandas dentro no conceito de “plataformas”, que conta com a interação de todas as áreas da empresa, trazendo assim, mais agilidade ao processo de desenvolvimento, produção e entrega dos veículos aos clientes.

“Fomos a primeira montadora a entregar veículos especiais, de acordo com as necessidades mais específicas do cliente e agora se tornou uma demanda indispensável. A expectativa é que este segmento cresça cada vez mais e estamos preparados para nos mantermos competitivos. Temos uma fábrica diferente, a qual nos permite flexibilizar processos e inovar em operação, além de contar com parcerias estratégicas com fornecedores para este tipo de negócio”, destaca Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America.

As unidades especiais são produzidas em escalas diferenciadas na fábrica, mas alguns destes modelos já fazem parte do catálogo regular de ofertas devido ao seu sucesso no mercado, como por exemplo, o VW Constellation 24.280 6×2, modelo que iniciou sua história na década passada como veículo especial.

O mercado de exportação também absorve boa parcela deste segmento. Só em 2013 mais de 800 unidades com características especiais foram embarcadas a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. O Peru é o campeão de envios com marca superior a 700 veículos desde 2010.

COMMENTS