Porto de Paranaguá (PR) movimenta 1,9 milhão de toneladas em janeiro

Produtos agrícolas foram o destaque do período, com ênfase no milho, que apresentou alta de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado

Rumo inaugura primeira fase de terminal em Itirapina (SP)
Copersucar inicia obras que dobram capacidade de embarque no Porto de Santos (SP)
Movimentação nos portos do Paraná cresce 4% no 1º quadrimestre de 2013

porto-paranagua-antonina

A movimentação de cargas no Porto de Paranaguá (PR) foi intensa no primeiro mês de 2015. Os melhores desempenhos ficaram por conta dos produtos agrícolas. O milho, por exemplo, apresentou alta de 23% em relação ao mesmo mês do ano passado, já o açúcar, apresentou evolução de 3% nas operações.

Ao todo, foram embarcados 594 mil toneladas do grão e 476 mil toneladas de açúcar. Somando também embarques de soja, trigo, farelos e veículos, o volume de embarque chegou a 1,9 milhão de toneladas, 5% a mais do que o registrado em janeiro de 2014, quando foram exportadas 1,8 milhão de toneladas.

O resultado já tinha sido antecipado com os números do Corredor de Exportação, por onde escoam exclusivamente grãos e farelo. Houve um recorde, com a movimentação de 984 mil toneladas embarcadas.

Somando granéis, granéis líquidos e cargas gerais, a movimentação registrada nos Portos de Paranaguá e Antonina chegou aos 3,1 milhões de toneladas em 2015.

Em janeiro foram importadas 1,2 milhão de toneladas, o que representa a maior alta registrada na entrada de veículos pelo porto paranaense.

Neste mês de janeiro, 3.248 unidades de carros foram importados por Paranaguá, 12% a mais do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

A entrada de contêineres também obteve acréscimo. Foram 10% mais contêineres importados do que no primeiro mês de 2014, chegando a 30,7 mil TEUs (movimentações de contêineres de 20 pés).

COMMENTS