Raízen promove final do 2º Rodeio de Caminhões

Evento ocorreu no dia 28/4, no Rio de Janeiro; iniciativa tem como objetivo reforçar, junto aos motoristas de caminhão-tanque, a importância de dirigir de forma segura

Scuderia Iveco abre a temporada 2012 da Fórmula Truck com vitória
GP da Fórmula Truck termina com a menor diferença entre 1º e 2º colocado da história
Scania vai eleger sua melhor equipe de serviços no Brasil neste sábado

raizenA final do 2º Rodeio de Caminhões, promovido pela Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, aconteceu no último domingo (28/4), no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte da campanha Zero Acidente, desenvolvida pela própria Raízen, cujo obje tivo é reforçar, junto aos motoristas de caminhão-tanque, a importância de dirigir de forma segura.

O vencedor da competição foi Marcos Orlando, motorista da Filial de Maringá da transportadora Caravaggio, que levou como prêmio um carro zero quilômetro. O segundo colocado, Eliezer Ottoni, da Filial de Betim da transportadora Transpedrosa, foi premiado com uma motocicleta, e o terceiro, Amarildo José Morais, da transportadora Transbrotense, com um Home Theater sem fio com TV Led 55 polegadas.

“A melhor maneira de garantir a evolução contínu a da companhia em relação à saúde, segurança e meio ambiente é medindo e cobrando dos seus transportadores alta performance, por meio de indicadores ligados ao tema e de seus contratos. Com isso podemos reconhecer formalmente os melhores, inclusive por meio de novos negócios”, diz Eduardo Lucena, gerente de Transportes da Raízen.

“Além do Rodeio, promovemos workshops, treinamentos nas filiais das transportadoras e uma série de campanhas motivacionais para que os motoristas atinjam a excelência operacional. Como exemplo do resultado dessas ações, durante a safra 2012/2013, rodamos cerca de 155 milhões de quilômetros sem registrar fatalidades de nossos motoristas, e reduzimos em 39% o número de acidentes em relação ao ano anterior”, conta Leon Es teche, gerente de Segurança Saúde e Meio Ambiente (SSMA) para Logística da Raízen.

A competição

Na ocasião, os candidatos participaram de seis diferentes provas, como controlar a velocidade de forma adequada, dirigir em linha reta e em curvas, manobrar e estacionar de marcha ré e manobrar o caminhão em espaços reduzidos.

A seleção dos participantes para o Rodeio de Caminhões aconteceu em dois momentos: primeiro, as transportadoras que atenderam as metas de segurança foram eleitas. Depois, os motoristas que tiveram as melhores avaliações pessoais nesses fornecedores conquistaram a chance de participar.

Entre os critérios de avaliação estão: não ter nenhum acidente com fatalidades; zero acidente com lesão de pessoas, nenhum acidente de alto risco potencial, sem violação, entre outros.

Foram realizadas quatro etapas classificatórias nas regiões Sul, Sudeste e Norte/Nordeste.

COMMENTS