Fabet cria primeiro curso para formação de motoristas de ônibus

Fabet cria primeiro curso para formação de motoristas de ônibus

Escola tem apoio da Scania, que cedeu, para o programa de treinamento, um ônibus com chassi modelo K 310 4x2, encarroçado pela Comil Campioni. Programa de capacitação tem carga horária total de 336 horas e nasceu da necessidade do Grupo JCA no treinamento de novos condutores

Mato Grosso recruta mulheres para o volante
Infraero capacitará gestores de 119 aeroportos regionais
Carreta-escola da Vipal capacitou 909 pessoas no ano passado

A Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), tradicional escola de motoristas de caminhão com sede em Concórdia, Santa Catarina, e filial em Mairinque, próximo à capital paulista, anunciou esta semana a criação de seu primeiro curso de formação de motoristas para o transporte de passageiros.

O curso faz parte da programação pedagógica da Fundação, que já oferece, há 20 anos, programas de treinamento para o transporte de cargas, com base na formação de competências dos motoristas, como responsabilidade, condução segura e econômica, rentabilidade das operações, mecânica e outros conhecimentos essenciais para a profissão.

Parceira da Scania há 15 anos, a Fabet utiliza os veículos da marca para os treinamentos práticos e, para o novo curso de motoristas de ônibus, a montadora entregou esta semana, na unidade de Mairinque, uma unidade do modelo K 310 4×2, encarroçado pela Comil Campioni.

Segundo Salete Argenton, gerente da filial paulista da Fabet, a demanda para a criação do curso surgiu de uma necessidade do Grupo JCA, do qual faz parte a Viação Cometa, para o treinamento de seus motoristas. “A Fabet realizou a formação de 700 treinados do Grupo JCA e da Cometa em 2012, já utilizando a estrutura pedagógica que desenvolvemos para os nossos programas de treinamento. O motorista de ônibus, diferentemente do motorista de caminhão, precisa ter algumas características especiais, como saber lidar com as pessoas, ter boa relação interpessoal, saber se portar diante de situações de pressão e, principalmente, ter consciência da responsabilidade que é transportar pessoas. Eles estão transportando vidas, sonhos e histórias e isso precisa ser feito de maneira segura e responsável”, diz a executiva.

Para Salete, que trabalha com educação para o transporte há 20 anos, a criação do curso da Fabet para formação de motoristas de ônibus é um marco para a história da Fundação. “Hoje, a faixa etária da maioria dos motoristas do transporte de passageiros está entre 45 e 55 anos. Isso significa que existe uma baixa taxa de renovação e o nosso curso foi criado para ajudar nessa renovação, a trazer novos talentos para o setor”, conta.

Ela revelou, na solenidade de lançamento do curso, que a carga horária total será de 336 horas, dividida entre assuntos como desenvolvimento interpessoal, saúde, meio ambiente, gestão da qualidade, gestão da atividade de condução do ônibus, custos no transporte de passageiros, legislação, segurança e comodidade dos passageiros, prática e ciclo de manobras e prática supervisionada na empresa.

O curso tem duração média de 30 dias e custa cerca de R$ 1.600,00 por treinado. A Fabet conta com estrutura completa para receber os motoristas, com refeitório e alojamentos para sua estadia durante o treinamento.

A primeira turma do curso de formação de motoristas de ônibus da Fabet tem 25 vagas disponíveis e as aulas têm início no dia 25 de abril.

Parceria com a Scania

A montadora sueca já realiza trabalho conjunto com a Fabet há 15 anos e seus veículos são utilizados pela fundação para as aulas práticas dos programa de treinamento. Nesta semana, a empresa entregou para a Fabet um ônibus modelo K 310 4×2, com motorização Euro 5 e câmbio Confort Shift. “Os condutores de ônibus necessitam de um treinamento qualificado porque transportam um bem precioso: a vida. A Scania está orgulhosa de poder ajudar a Fabet a iniciar este programa. Hoje, existem empresas que estão com dificuldades para contratar profissionais”, comenta Wilson Pereira, gerente de Venda de Ônibus da Scania do Brasil.

Além do ônibus cedido para a Fabet, a Scania disponibiliza 30 caminhões pedagógicos, que são utilizados nos programas de treinamento, além de equipar os laboratórios técnicos da fundação, para as aulas sobre mecânica e tecnologia.

Para saber mais sobre os cursos da Fabet e fazer sua inscrição, entre em contato com a fundação pelo telefone 11 – 4708-1784 ou pelo e-mail marketingsp@fabet.com.br

Mais detalhes em www.fabet.com.br

COMMENTS