GEFCO cria sistema próprio de distribuição por ferrovia na Europa

Software especial, GERI (GEFCO Rail Interface), foi desenvolvido para gerenciar o projeto que pretende operacionalizar 250 trens por semana

MAN deve sentir efeito de recuperação até 2015, afirma Volkswagen
Cargas entre América Latina e Europa em até 48 horas
RollsRoyce vai equipar embarcações de apoio a parques eólicos na Europa

A operadora logística europeia Gefco desenvolveu um sistema próprio para gerenciar o transporte de veículos por via férrea. A empresa já dedica 25% de suas movimentações na Europa ao modal ferroviário e vem desde dezembro de 2011 trabalhando em parceria com três operadores ferroviários privados para o transporte de automóveis para destinos na França e no resto da Europa com o objetivo de integrar as linhas e sincronizar as operações ao seu sistema.

Para projetar e operar o sistema, ferramentas especiais foram desenvolvidas e implementadas para unir o gerenciamento de volumes e o rastreamento de veículos, com a reserva de faixas horárias e a sincronização dos serviços do operador. Os fluxos dos trens são planejados com muita antecedência, assim como os traçados que têm que ser reservado com a Réseau Ferré de France (RFF), gestor do sistema na França, nove meses antes de serem usados.

“A GEFCO passou de cliente para integrador e gerente de todos os fluxos de transporte ferroviário”, diz Philippe Robert, gerente de operações de transporte automotivo da GEFCO Logística.

A primeira vantagem deste arranjo é operacional: os prazos de entrega foram reduzidos e são mais respeitados. Todos os trens são atribuídos à GEFCO. Isto representa 150 trens por semana, permitindo o transporte dos 500 mil veículos que saem da planta em cada ano. O objetivo é operacionalizar 250 trens por semana.

Um programa de software especial, GERI (GEFCO Rail Interface), foi desenvolvido para gerenciar este projeto. Usando os documentos de carga, que monitora a composição de trens e o rastreamento dos vagões.

Um sistema único, usado pela primeira vez por um operador de logística na Europa
A GEFCO é o primeiro operador logístico na Europa a introduzir um sistema tão inovador para controle e otimização de prazos de entrega. Antoine Redier, diretor de Transporte Automotivo e Logística da GEFCO, explica: “Nosso objetivo é reduzir significativamente o tempo de transporte, mantendo os custos e ter uma imagem clara de quaisquer eventos imprevistos durante o transporte”.
Este plano vai garantir o uso continuado de ferrovias para o transporte automotivo e é um elemento chave do programa que está em consonância com os objetivos do Grupo de desenvolvimento sustentável.

COMMENTS