São José dos Campos (SP) testa ônibus híbrido da Volvo

Expresso Maringá, operadora do transporte coletivo na cidade paulista, vai testar o modelo por uma semana

Quantidade de etanol na gasolina deve aumentar para 25% até abril
Empresas desenvolvem combustível para jato a base de cana-de-açúcar
Cummins e Hyundai se juntam para construir motores na Coreia do Sul

A cidade de São José dos Campos (SP), a cerca de 100 km da capital, vai testar um modelo de ônibus híbrido da Volvo por uma semana. O Expresso Maringá, um dos três operadores do transporte coletivo da cidade, realizará os testes depois de Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

“São José dos Campos é conhecida nacionalmente por ser um polo urbano que aglutina empresas de alta tecnologia. Essa vocação tecnológica é uma excelente combinação com os veículos da Volvo, que são o que há de melhor e mais avançado em veículos comerciais”, diz Luis Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

De acordo com a montadora, a tecnologia híbrida de seus ônibus permite economia de diesel de até 35%, com redução de emissões entre 80 e 90%, em comparação com motores Euro 3. O veículo tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou independentes. “O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens”, explica Amaury Tartari, representante regional de vendas da Volvo em São Paulo.

COMMENTS