Iveco apresenta caminhão conceito Glider no Salão de Hannover

Exposto no Salão de Hannover, na Alemanha, o veículo chamou atenção pelas inovações no design e pelos sistemas de reutilização de energia

Embraer anuncia Air Hamburg como cliente-lançador do novo Legacy 650E
Transportadora alemã é cliente Mercedes-Benz desde 1924
Lufthansa trará seleção alemã para a copa no Brasil em avião menor

A Iveco apresentou este mês o caminhão conceito Glider, no 63º IAA – Salão Internacional do Transporte, em Hannover, na Alemanha. O veículo foi idealizado a partir do conceito de sustentabilidade energética e habitabilidade, com inovações no design e nos sistemas mecânicos.

Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais, o veículo conta com sistemas de recuperação de energia. Por exemplo: a energia térmica presente no motor e a energia cinética dos processos de frenagem, que geralmente são dissipadas com a ajuda do radiador e do escapamento, podem ser reutilizadas para alimentar a maior parte dos sistemas auxiliares, que no Iveco Glider são sistemas elétricos, como o climatizador, o compressor e as bombas.

Esta recuperação da energia cinética, realizada a partir do sistema Kinetic Energy System (KERS), pode reduzir as necessidades energéticas do veículo em até 5%; e os sistemas de reutilização da energia térmica permitem uma redução de até 10% destas necessidades, além de garantir energia quando o veículo se encontra parado. Este sistema é utilizado de forma semelhante nos carros de Fórmula 1.

Além disso, paineis fotovoltaicos no teto da cabine do caminhão geram energia renovável a bordo. Com uma superfície de aproximadamente 2 m², o sistema é capaz de gerar até 2 kWh.

O veículo conta com coroa automática, que, além de facilitar o engate automático, permite modificar a distância entre o semirreboque e o cavalo, mesmo com o veículo em movimento, o que reduz as turbulências e melhora a aerodinâmica. Os pneus têm enchimento automático, ajustando a pressão de acordo com a operação de transporte, podendo diminuir em mais de 15% a resistência ao movimento.

A disposição da cabine do caminhão foi desenvolvida com a possibilidade de reconfiguração para cada utilização durante o transporte de longa distância: direção, escritório e descanso. Em cada uma delas existem diversas possibilidades de disposição do painel, iluminação, clima, som e posicionamento dos itens da cabine.

COMMENTS