Gigantes da aviação atravessam o globo transportando cargas superpesadas

Gigantes da aviação atravessam o globo transportando cargas superpesadas

EXCLUSIVA: Aviões cargueiros de origem ucraniana, fabricados pela Antonov e administrados pela Ruslan International, diminuem distâncias e realizam operações de alta complexidade e o transporte de cargas de alta tonelagem. Até o Brasil está na rota dos gigantescos cargueiros

EXCLUSIVA: Aviões cargueiros de origem ucraniana, fabricados pela Antonov e administrados pela Ruslan International, diminuem distâncias e realizam operações de alta complexidade e o transporte de cargas de alta tonelagem. Até o Brasil está na rota dos gigantescos cargueiros

Lufthansa recebe prêmio por inovações que agilizam embarque de passageiros
Indonésia emite certificado para operações com aeronave Legacy 650
Beechcraft fecha 2º trimestre com aumento de 75% nas vendas

antonov-leipzig

O transporte aéreo internacional de cargas conta com diversas companhias e modernas aeronaves que, na grande maioria dos casos, dão conta do recado das operações demandadas. Mas, e quando a carga tiver mais que 100 toneladas ou ultrapassar as dimensões de um cargueiro convencional, como um Boeing ou um Airbus?

Basta chamar a Ruslan International, empresa com sede na Inglaterra que administra a frota dos únicos cargueiros Antonov em operação em todo o planeta, 17 aviões do modelo An-124, com quatro motores e capacidade para transportar até 120 toneladas de carga útil, e o único exemplar já construído do modelo Antonov An-225 Mriya, o maior cargueiro em operação em todo o mundo, com seis motores e capacidade de carga de até 250 toneladas.

Gigante no Brasil

antonov-viracopos-an-124

Recentemente, um dos integrantes desta frota, modelo An-124, realizou uma operação especial e transportou uma grande peça de caldeira para uma usina de etanol entre Toronto, no Canadá, e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

O transporte, contratado às pressas para poder cumprir um prazo de inauguração na usina, foi encomendado pela Fly Easy para o cliente nacional e envolveu a transferência de um total de 79 toneladas, com a maior peça pesando 58 toneladas.

A carga, acondicionada em rack, mediu um total de 13 metros de comprimento, por 3,15 de altura e 3,8 metros de largura, fazendo jus às dimensões da aeronave.

Operação especial nos ares

antonov-leipzig2

Já o enorme An-225 Mriya, o maior avião cargueiro do mundo, realizou uma operação de transporte especial em 2014, transferindo um equipamento industrial de troca de calor pesando 139 toneladas através do Atlântico, entre a Alemanha e o Canadá.

O trocador de calor, acondicionado em seu rack especial, teve um peso final a bordo de mais de 147 toneladas, carga pesada demais para qualquer outro avião disponível no mundo. Os seis motores do An-225 transportaram a carga colossal entre Leipzig, na Alemanha, e Edmonton, no Canadá, com escala técnica na Islândia, em um percurso total de 8,4 mil quilômetros. A operação foi realizada pela Antonov Airlines sob contratação da DB Schenker.

“Quando uma carga de dimensões especiais e peso como esta precisa de transporte urgente, o grande e único An-225 Mriya entra em cena, proporcionando uma alternativa muito atraente para as grandes viagens oceânicas, que são custosas e demoradas e demandam equipamentos complexos e caros”, diz o executivo Comercial da Antonov Airlines, Andriy Blagovisniy, com exclusividade para o Portal Transporta Brasil.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS