Iveco aposta na sustentabilidade ecológica com novo motor movido a álcool

Propulsor apresentado na Fenatran faz parte da política da montadora em apresentar soluções para diminuir a emissão de gases poluentes. Daily Elétrico também fez parte do estande da empresa na feira, uma das vedetes da Fenatran 2009

Trecho Sul do Rodoanel deve ter pedágio até setembro
Isenção de IPI para caminhões é prorrogada para 31 de dezembro de 2011
Dnit proíbe carretas de descer a BR-356 a partir de janeiro

Com grande foco em soluções para diminuir a poluição gerada pela emissão de gases pelos motores dos veículos de carga, a Iveco saiu mais uma vez na frente com a apresentação do motor Iveco-FPT Cursor 8, propulsor 100% movido a etanol.

Caminhões verdes

fenatran-iveco-verde

Na Fenatran, além desta novidade, a montadora também apresentou o já famoso Daily Elétrico, que causou sensação entre os visitantes da feira, protótipo ainda em fase de desenvolvimento. Entre os produtos sustentáveis da linha de caminhões da Iveco, brilharam também caminhões movidos a GNV e uma versão ainda em teste de um cavalo mecânico preparado para rodar com uma mistura de 30% de biodiesel, o B30.

O motor Iveco-FPT Cursor 8 E-100, projeto em desenvolvimento pela FPT – Powertrain Technologies, com uso voltado inicialmente para a indústria da cana-de-açúcar, é uma inovação que utiliza o etanol como força motriz para diversas aplicações nesse segmento e que viabiliza a operação de “indústrias verdes”, mostrando-se uma solução viável para diversas formas de transporte que até então operam exclusivamente no ciclo diesel.

De acordo com Franco Ciranni, superintendente da FPT para o Mercosul, o  objetivo do desenvolvimento desse motor é ajudar a tornar o ciclo do álcool totalmente carbono neutro. “Quando utilizamos combustíveis fósseis, retiramos o carbono do solo e, ao queimá-lo, o despejamos na atmosfera, aumentando assim o efeito estufa”, afirma.

Somam-se a essas vantagens outras específicas para o setor de cana-de-açúcar. A primeira, e mais clara, é o uso de uma fonte de combustível 100% renovável para neutralizar as emissões de CO2 que são absorvidas pelo cultivo da cana-de-açúcar. A logística do processo produtivo, incluindo transporte e armazenamento de combustível, também é simplificada, uma vez que utilizaria a própria estrutura já existente nas usinas. Tudo isso resulta em um grande ganho ambiental e em sustentabilidade.

O Iveco-FPT Cursor 8 E-100

fenatran-iveco-motor

É um motor turbo intercooler que conta com seis cilindros em linha, com quatro válvulas em cada, gerando potência e torque máximos de 243 kW @ 2.000 rpm e 1.300 Nm @ 1.600 rpm, respectivamente.

Novo caminhão 100% projetado no Brasil

fenatran-iveco01

Também na Fenatran, a Iveco apresentou o novo Vertis,  um caminhão médio que vai atuar na faixa de 9 e 13 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). O novo modelo foi idealizado pelos engenheiros do Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) da Iveco, localizado no complexo industrial de Sete Lagoas (MG), com a colaboração da plataforma mundial de caminhões médios da montadora. O Iveco Vertis é ideal para os segmentos de coleta e distribuição urbana e interurbana e nas aplicações de baú, carga seca e carga refrigerada. Com seu inédito caminhão médio, a Iveco completa sua gama de produtos entre 3,5 e 74 toneladas de PBT e passa a disputar o mercado por inteiro pela primeira vez no Brasil. A linha Iveco Vertis é, também, a sexta família de produtos lançada pela Iveco num período de apenas dois anos. Uma expansão nunca antes vista na história da indústria nacional de caminhões.

Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Redação Portal Transporta Brasil

Leia mais notícias sobre a Fenatran:

Pósitron lança soluções inéditas de telemetria e segurança para carga na Fenatran

Julio Simões anuncia compra do primeiro lote de caminhões MAN na Fenatran

Ford lança nova linha Cargo com expectativa de crescimento

Mercedes-Benz apresenta o novo Actros na Fenatran

Scania comemora mais de 600 unidades vendidas na Fenatran

COMMENTS