Andamos no Novo Actros 2648 da Mercedes-Benz

Andamos no Novo Actros 2648 da Mercedes-Benz

Em trajeto curto pela Região Metropolitana de São Paulo, pudemos comprovar o conforto interno e os itens de segurança e tecnologia a bordo

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Ao final de 100 dias de confinamento por causa da pandemia, finalmente fomos às estradas para ter contato com o mundo dos transportes. E a nossa reestreia foi de Mercedes-Benz, em um rápido teste com o Novo Actros 2648, caminhão que é a aposta da marca para conquistar mais mercado entre os pesados neste e nos próximos anos. A versão com a qual tivemos contato é a 6×4, que estava puxando um implemento de três eixos do tipo Vanderléia.

Conectado e digital

Logo ao entrar na cabine do caminhão, é possível notar o espaço disponível, de sobra, e as novas tecnologias embarcadas: o painel não tem botoeira, nem os tradicionais “relógios” mostradores nos instrumentos. Em vez disso, duas telas de LED touchscreen para os mostradores do painel e para os controles do ambiente da cabine, luzes, central multimídia e diversos outros instrumentos.

Com esta tela auxiliar, é possível comandar ar condicionado, climatizador e luzes de cabine, por exemplo, além de outros parâmetros.

O volante é multifuncional e tem dois controles por toque, semelhantes aos touchpads dos computadores portáteis. O maneco que controla o freio estacionário do cavalinho e também o freio da cabine ganhou redesenho e ficou super original e moderno. Para controlar o câmbio, no caso o automatizado Powershift, marca registrada da Mercedes, não tem mais aquele pitoco no braço do assento do motorista. Tudo está integrado aos comandos perto do volante, na alavanca da direita.

O caminhão é conectado. De acordo com a Mercedes-Benz, ele sai de fábrica equipado com um módulo de comunicação que transmite os dados do motor e da performance do veículo para uma central, para ser utilizado nos sistemas de gestão de frota via Fleetboard e pelo aplicativo Uptime. Para se ter uma ideia, este sistema utiliza linguagem de máquina para aprender o comportamento da operação do caminhão e prever manutenções e paradas.

Prevendo o caminho

Previsão é algo que também está presente no sistema de segurança ativa e pilotagem do Novo Actros. Com o Piloto Automático Preditivo, o caminhão tem como, utilizando dados pré-carregados de georreferenciamento, prever o que vai acontecer na frente e ajudar na condução, reduzindo marcha ou fazendo uma frenagem, caso seja necessário.

Além disso, o caminhão é equipado, de série, em toda família Novo Actros, com o sistema ativo de frenagem ABA geração 5. Este sistema conta com sensores, uma câmera frontal e um radar de microondas que dispara seu sinal para frente para detectar obstáculos pelo caminho. Segundo a Mercedes, o ABA 5 é o mais avançado do mercado brasileiro e consegue, por exemplo, detectar motocicletas, bicicletas e pedestres. Ao “ver” algum obstáculo pela frente, o Novo Actros aciona seu sistema ativo de segurança e dá o alerta ao motorista. Se o condutor não fizer nada por algum motivo, o sistema aplica a frenagem total do caminhão, evitando a colisão.

Retrovisor futurista

E o Novo Actros, na versão Mirror Cam, não tem retrovisores de vidro e espelho, com todos os veículos que vemos por aí. O sistema Mirror Cam é dotado de câmeras de alta resolução que monitoram o entorno do veículo e transmitem a imagem para dois conjuntos de tela do lado de dentro. Com o sistema, é possível detectar obstáculos, mesmo que eles estejam no ponto cego do caminhão, e corrigir a trajetória. Além disso, ele detecta possíveis veículos no entorno e alerta o motorista, caso, por exemplo, o caminhão seja ‘cortado’ por algum veículo vindo da direita, onde o motorista tem menos visão. Assim, ele mostra na tela um sinal de altera amarelo, que fica vermelho se o motorista sinalizar que vai virar para a direção onde está o obstáculo.

Com o caminhão desligado, o Mirror Cam também pode ser acionado. Se o motorista estiver dormindo na cabine, com as cortinas baixadas, e, durante o descanso, for alertado por alguma movimentação do lado de fora, pode acionar as câmeras e retrovisores para dar uma olhada lá fora, sem ter que abrir as janelas.

Impressões do Novo Actros

A bordo, o caminhão é silencioso, moderno, espaçoso e tem desenho futurista. O painel digital salta aos olhos e oferece muitas funcionalidades para o motorista. A cama é padrão Mercedes-Benz e tem mais de dois metros de comprimento e o caminhão tem diversos nichos para guardar objetos e bagagem. A luz interna da cabine tem diversas configurações, inclusive de cor, e podem ser acionadas pela tela digital do painel.

O Novo Actros promete muita coisa e entrega. É um caminhão complexo no conceito, mas de fácil condução. Fique ligado aqui na Agência Transporta Brasil para futuros testes, incluindo de operação rodoviária e consumo.

O Jornalista Leo Doca fez um teste com o Novo Actros em São Bernardo do Campo (SP) a convite da Mercedes-Benz.

Ao vivo de Novo Actros

Posted by Transporta Brasil on Wednesday, July 1, 2020

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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