ZF amplia investimentos na América do Sul

Com crescimento anual médio de 12%, fabricante de componentes para veículos comerciais prevê os maiores investimentos de sua história no continente até 2013

Combustíveis ficarão ainda mais caros em Santa Catarina
Balança comercial do setor de autopeças registra déficit de US$ 4,72 bi no acumulado do ano
Brasil deve produzir e comercializar diesel de cana em 2011

A ZF, fabricante de sistemas de transmissão para veículos pesados e outros componentes automotivos, comemora 50 anos de atividades na América do Sul com um crescimento de 30% no ano que passou e prevê os maiores investimentos de sua história no continente. A empresa registrou um crescimento médio anual de 12% e planeja fazer investimentos da ordem de R$ 753 milhões até 2013.

Para os próximos anos, o crescimento virá do lançamento de produtos inéditos, em segmentos em ascensão, como o de veículos comerciais leves, e a ampliação da produção em todas as suas Divisões.

De acordo com Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, o programa de investimentos envolve a ampliação da capacidade produtiva de suas unidades atuais, programas de qualidade e novos projetos para veículos de passeio, comerciais leves e pesados e máquinas agrícolas. Também permitirá a ampliação de sua atuação no mercado de exportação.

“As operações da ZF vão muito além da fabricação de transmissões para veículos comerciais. Os nossos negócios na região cresceram e se diversificaram nos últimos anos. Entre as Divisões com maior aumento estão a ZF Lemförder, dedicada à produção de componentes de chassis e suspensão, e a ZF Sachs, fabricante de embreagens, ambas com foco também no segmento de veículos leves”, salienta Bricio.

Até 2012, a ZF pretende ser o maior fabricante em quase todos os seus segmentos de atuação da América do Sul. “Além de mantermos a nossa liderança nas linhas nas quais já somos líderes hoje, estamos trabalhando muito forte para, nos próximos anos, assumir o primeiro lugar ou ampliar sensivelmente a nossa participação de mercado nos demais que atuamos”, finaliza o executivo.

Entre os novos produtos recentemente lançados e em fase final de desenvolvimento estão a embreagem com compensação automática de desgaste X-Tend, a transmissão automatizada ZF AS-Tronic e o ZF Intarder, um sistema inovador de freio hidrodinâmico (que contribui para manter velocidade de segurança para os caminhões em descidas, sem comprometer os freios), com lançamento previsto para os próximos meses em veículos comerciais pesados.

A ZF AS-Tronic é o mais avançado sistema de transmissão automatizada para caminhões pesados. Desenvolvida para aplicação em veículos comerciais com motores gerenciados eletronicamente, possui módulo de controle que, por intermédio de atuadores automatizados, realiza as trocas de marchas, inclusive nas partidas e paradas sem a necessidade de atuação do motorista, o que resulta em menor consumo de combustível, maior durabilidade de todo o trem de força, redução na emissão de poluentes e o aumento de conforto e segurança da operação. Essa transmissão foi recentemente lançada no mercado brasileiro e permitiu à Volkswagen tornar-se a primeira empresa em todo o mundo a apresentar um ônibus urbano com sistema de câmbio automatizado, o Volksbus V-Tronic.

COMMENTS