Escavadeira “Megatatuzão” chega à estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo

Equipamento já escavou 483 metros do túnel de extensão da Linha 5; máquina será responsável pela expansão de 4,8 quilômetros do trajeto

BNDES libera R$ 1,47 bilhão para Metrô e sistema de trens de São Paulo
Confira como chegar à Fenatran 2019
Empresa conclui sondagem de linha 3 do metrô de Belo Horizonte (MG)

tatuzao-metro-sp

A escavadeira Shield, conhecida popularmente como “Megatatuzão”, está sendo aplicada durante as obras da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. Nesta terça-feira (28/1), a máquina de 75 metros de comprimento chegou à estação Eucaliptos.

O equipamento partiu do Poço Bandeirantes, em setembro do ano passado, e já percorreu 483 metros do túnel de extensão da Linha 5, que vai do Largo Treze à Chácara Klabin. Já foram instalados 322 anéis de concreto.

A máquina será responsável pela expansão de 4,8 quilômetros da Linha 5, entre o Poço Bandeirantes (na região do Campo Belo) até o Poço Dionísio da Costa (próximo da Estação Chácara Klabin). O trecho compreenderá as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz (ligação com a Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (ligação com a Linha 2-Verde).

“Agora são 20 dias para revisão e ele [o tatuzão] retoma a atividade, até a Estação Moema e vai na proa até Chácara Klabin, passando por cinco estações. Nós esperamos que em um ano e meio o túnel saia lá por Chácara Klabin”, disse o governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

O Megatatuzão pesa 1.500 toneladas e tem cerca de 180 pessoas trabalhando em sua operação. A máquina escava, em média, 14 metros por dia, a uma profundidade de 30 metros da superfície.

COMMENTS