Segundo empresa, solução desenvolvida em Israel pode reduzir em até 90% o risco de colisão no trânsito
A Zatix lança na Fenatran 2013 uma solução que pode reduzir em até 90% o risco de colisão no trânsito. O sistema de visão artificial Safe Driving foi desenvolvido em Israel pela companhia Mobileye. Ele é composto por câmera e sensores que identificam colisões iminentes e geram alertas sonoros e visuais para o motorista.
No Brasil, esse equipamento será vendido para pessoas físicas e para empresas. Neste caso, será integrado aos rastreadores Omnilink e dará acesso a uma gama de informações essenciais aos gestores de frotas.
“Essas informações consistem em históricos de incidentes: Aproximação repentina de objetos ou pessoas, mudança de faixa sem a utilização da seta de sinalização, excesso de velocidade sobre o limite permitido na via em questão”, diz o presidente da Zatix, Cileneu Nunes. “Tudo isso é detectado pelo sistema, que alerta tanto o motorista quanto a empresa, em tempo real. Os dados são capturados e disponibilizados em um portal a que nossos clientes tem acesso. Lá eles poderão ver gráficos e históricos individualizados para cada motorista ou cada veículo”, explica o executivo.
A solução, chamada Safe Driving, será demonstrada no estande da Zatix na Fenatran, com a exibição do portal e de vídeos que mostram o funcionamento do sistema Mobileye.
O mesmo sistema é utilizado em outros países, como EUA, Holanda, Dinamarca e Ucrânia, além de Israel, entre outros. Empresas como Coca-Cola Helenic (frota de mais de 19 mil veículos) chegaram a registrar queda de 100% no número de acidentes na frota equipada com o produto.

COMMENTS