Cummins desenvolve nova plataforma global de motores pesados

Cummins desenvolve nova plataforma global de motores pesados

Novos propulsores de seis cilindros estarão disponíveis em versões de 10,5 litros e 11,8 litros

Mesmo com incentivos, mercado de caminhões amarga nova queda em setembro
Iveco completa nove anos de produção em Sete Lagoas (MG)
Porto Chibatão (AM) passa a adotar agendamento eletrônico de caminhões

cummins-motor-novo

A fabricante de motores Diesel e componentes Cummins está promovendo o lançamento mundial da nova plataforma de motores pesados. Batizada de Série G, a novidade é um propulsor de seis cilindros que estará disponível em versões de 10,5 litros e 11,8 litros.

“A Série G é uma demonstração viva de como a Cummins está se transformando de uma multinacional para uma empresa verdadeiramente global. Esta plataforma de motor foi projetada para diversos mercados globais, utilizando a experiência e conhecimento local de nossos engenheiros de todo o mundo”, comentou Steve Chapman, vice-presidente da Cummins e corresponsável pela região China-Rússia do grupo.

Os primeiros motores da nova plataforma serão os pesados ISG11 e ISG12, cujas faixas de potência vão de 290 cv a 512 cv. Em 2014, serão lançados os motores as normas de emissões Euro 3, Euro 4 e NS4 da China. Motores Euro 5, Euro 6 e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) também estão em desenvolvimento.

Inicialmente a Série G será produzida na unidade da joint venture entre a Cummins e a Foton na China, a Beijing Foton Cummins Engine, servindo como base global, com início previsto para o primeiro semestre de 2014.

O sistema de injeção de combustível da Série G, Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motor Série X, maior e mais potente, com 510 hp e com torque máximo para 2.300 Nm, oferece respostas mais rápidas em baixas rotações que, associado ao peso reduzido (total de 860 quilos), permite maior capacidade de carga no veículo.

Segundo Luis Afonso Pasquotto, presidente da Cummins América do Sul e vice-presidente da Cummins Inc., a companhia já está prospectando futuros clientes que receberão os motores.

O lançamento ocorrerá durante a Fenatran 2013, onde a empresa apresentará também outras novidades de seu portfólio, como motores e componentes para a linha média e pesada, além de novas soluções para redução de emissão de poluentes, fornecidas por meio da nova marca Ecofit. O evento será realizado em São Paulo, no Anhembi, do dia 28/10 até o dia 1/9.

COMMENTS