Valec vai contratar estudo para estender Ferrovia Norte-Sul até Rio Grande (RS)

Estudo vai definir melhor traçado da rodovia até o porto da cidade gaúcha e deve ser realizado durante um ano, iniciando em outubro

VLI cria nova rota para escoamento de soja para o Porto de Itaqui (MA)
Vale inicia operações da sua nova empresa de logística
Valec estuda construção de duas linhas ferroviárias em Santa Catarina

A Valec, empresa pública do Ministério dos Transportes responsável pela execução do projeto da Ferrovia Norte-Sul anunciou a contratação do estudo de viabilidade técnica para estender o trajeto da ferrovia até o porto da cidade gaúcha de Rio Grande.

De acordo com Josias Sampaio Cavalcante Junior, diretor de Planejamento da Valec, o estudo será contratado no inicio de outubro e terá duração de um ano.

Em audiência da Comissão de Agricultura o representante da Valec estimou que as obras terão início em dois anos e meio e que o prazo para a conclusão da extensão é de dois a três anos e garantiu ainda que a intenção do governo é priorizar as áreas produtivas dos estados do Sul

“O estudo que vamos contratar é que efetivamente vai dizer o melhor traçado, mas temos de pensar na multimodalidade também. Eventualmente, o trilho não passa em uma cidade ou outra, mas há uma integração de toda a cadeia. Há o escoamento nas proximidades de caminhão, há escoamento por trem e por hidrovias. Essa é a cadeia multimodal”, afirmou Josias.

COMMENTS