Chinesa Foton terá fábrica de caminhões em Camaçari (BA)

Chinesa Foton terá fábrica de caminhões em Camaçari (BA)

Com investimento inicial de U$ 300 milhões, a montadora chinesa programa iniciar as atividades com a produção de um caminhão leve e um micro-ônibus, com a expectativa de fabricar 30 mil veículos por ano até 2017

JAC Motors testa mercado brasileiro com caminhão de 3,5 toneladas
Braspress inaugura filial em Barreiras (BA)
Jamef abre nova estrutura na Bahia

A Foton Motors Brasil, subsidiária Foton Motor Group, maior fabricante chinesa de caminhões, anunciou a instalação de uma unidade produtiva em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador.

A sucursal brasileira será liderada pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, e receberá inicialmente US$ 300 milhões em investimentos de infraestrutura para produzir dois modelos comerciais. A expectativa é que sejam fabricados um modelo de caminhão leve e um micro-ônibus.

A previsão é de que a fábrica, que será instalada em um terreno de 1 milhão de m2, comece a operar no fim do ano que vem. Inicialmente, a Foton vai apenas montar os veículos com kits de peças fabricadas na China, sistema conhecido como CKD. A operação deve empregar mil pessoas até 2017.

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), os planos são de expansão gradual do uso de componentes nacionais nos modelos da Foton no País, chegando a 65% de nacionalização em 2017, quando a empresa espera produzir 30 mil veículos anuais na planta baiana. O planejamento também prevê a instalação, em quatro anos, de 130 pontos de venda no País e investimentos adicionais de R$ 2 bilhões.

A Foton Motors começou a comercializar veículos oficialmente no Brasil em janeiro, em três pontos de venda, todos em São Paulo. A meta da empresa é ter dez concessionárias até março de 2013. A operação brasileira foi iniciada com a venda de três modelos de caminhões leves, de uso urbano, com capacidades para 3,5; 6,5 e 8,5 toneladas.

A montadora opera em 90 países, na América do Sul, além do Brasil, atua na Colômbia, no Chile, no Peru e na Bolívia. Em todas as unidades, a empresa conta com 106 mil funcionários e em 2010, alcançou a marca de 1 milhão de veículos comercializados.

Para o diretor executivo da Foton no Brasil, Osmar Hidalgo, a presença de fornecedores automotivos já instalados na região foi importante na decisão de fazer a fábrica na Bahia.

Além da Foton, o município de Camaçari já é endereço de uma planta da Ford, onde são fabricados os modelos Fiesta e EcoSport, e de uma fábrica da chinesa JAC Motors, que deve entrar em operação em 2014.

COMMENTS