Rodoviário

Chinesa Foton terá fábrica de caminhões em Camaçari (BA)

Com investimento inicial de U$ 300 milhões, a montadora chinesa programa iniciar as atividades com a produção de um caminhão leve e um micro-ônibus, com a expectativa de fabricar 30 mil veículos por ano até 2017

12/9/2012

11h50

Silas Colombo, repórter do Portal Transporta Brasil

Entre em contato

A Foton Motors Brasil, subsidiária Foton Motor Group, maior fabricante chinesa de caminhões, anunciou a instalação de uma unidade produtiva em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador.

A sucursal brasileira será liderada pelo ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, e receberá inicialmente US$ 300 milhões em investimentos de infraestrutura para produzir dois modelos comerciais. A expectativa é que sejam fabricados um modelo de caminhão leve e um micro-ônibus.

A previsão é de que a fábrica, que será instalada em um terreno de 1 milhão de m2, comece a operar no fim do ano que vem. Inicialmente, a Foton vai apenas montar os veículos com kits de peças fabricadas na China, sistema conhecido como CKD. A operação deve empregar mil pessoas até 2017.

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), os planos são de expansão gradual do uso de componentes nacionais nos modelos da Foton no País, chegando a 65% de nacionalização em 2017, quando a empresa espera produzir 30 mil veículos anuais na planta baiana. O planejamento também prevê a instalação, em quatro anos, de 130 pontos de venda no País e investimentos adicionais de R$ 2 bilhões.

A Foton Motors começou a comercializar veículos oficialmente no Brasil em janeiro, em três pontos de venda, todos em São Paulo. A meta da empresa é ter dez concessionárias até março de 2013. A operação brasileira foi iniciada com a venda de três modelos de caminhões leves, de uso urbano, com capacidades para 3,5; 6,5 e 8,5 toneladas.

A montadora opera em 90 países, na América do Sul, além do Brasil, atua na Colômbia, no Chile, no Peru e na Bolívia. Em todas as unidades, a empresa conta com 106 mil funcionários e em 2010, alcançou a marca de 1 milhão de veículos comercializados.

Para o diretor executivo da Foton no Brasil, Osmar Hidalgo, a presença de fornecedores automotivos já instalados na região foi importante na decisão de fazer a fábrica na Bahia.

Além da Foton, o município de Camaçari já é endereço de uma planta da Ford, onde são fabricados os modelos Fiesta e EcoSport, e de uma fábrica da chinesa JAC Motors, que deve entrar em operação em 2014.

  • CONTEÚDO DE REFERÊNCIA
  • Publicidade

  • Articulistas

    A incoerência na modificação da Lei 12.619

    Por que mudar? O Dr. Dirceu Rodrigues Alves, especialista em Medicina de Tráfego questiona as mudanças propostas à Lei do Motorista: “Com essa lei oficializam-se jornadas longas, mortes e feridos nas rodovias”

    ISO 28000 e a Gestão de Segurança Patrimonial

    Teanes Carlos Santos Silva publica neste artigo os detalhes da norma ISO 28000 e seu papel para a gestão da segurança patrimonial, atividade crucial para as empresas de todas as atividades

  • Publicidade

  • Publicidade

  • Bolsa de Valores – ADVFN

  • Redes Sociais

    Facebook