Porto de Salvador (BA) recebe 42 câmeras para monitoramento

Instalação visa atender à norma do Governo Federal que determina a implementação de sistemas de vigilância com câmeras de alta resolução em todos os portos do Brasil

Porto de Cotegipe (BA) recebe navio com 20 mil toneladas de milho
Concórdia Transportes é a vencedora do Prêmio José Tardivo 2011
Passaredo Linhas Aéreas lança voo diário que ligará São Paulo e Bahia

A Wilson Sons, empresa que é responsável pela operação do Tecon (Terminal de Containeres) no Porto de Salvador (BA), instalou em todo o complexo um sistema de monitoramento por câmeras IP. O projeto foi executado para atender à norma do Governo Federal que determina a instalação de sistemas de vigilância com câmeras de alta resolução em todos os portos do Brasil. A imagem das 42 câmeras (três móveis e 39 fixas) são transmitidas em tempo real para o CCO (Centro de Controle Operacional), no prédio administrativo do porto.

Para a operação do sistema, o CCO recebeu monitores LCD de 26 polegadas e dois consoles VCD (Video Console Display), cada um com uma tela LCD de 42 polegadas. As câmeras IP são da Pelco, com sistema de captação Endura, cabeamento metálico categoria 6, switches de borda, switch core L3 e também um sistema de rádio comunicação.

“Utilizamos as fibras ópticas já existentes, fazendo também algumas adequações. Tanto o cabeamento metálico quanto a fibra estão integrados aos diversos switches de borda e estes ao switch core L3”, explica Cláudio Duran, do setor de desenvolvimento de negócios da Ampla Integração, companhia que é responsável pela implantação do projeto.

Para Manoel Augusto de Carvalho, coordenador de TI da Tecon em Salvador, o funcionamento do sistema está dentro das expectativas. “Tínhamos um sistema de vídeo analógico que não atendia as novas normas da Receita Federal. Com as novas câmeras, conseguimos ter imagens de alta resolução, análise inteligente das imagens, leitura de placas, identificação da face, entre outros recursos”, conclui.

COMMENTS