Boletim mensal da Anef registra R$ 199,4 bilhões de crédito liberado em outubro

Número voltado para a aquisição de automóveis obtido no décimo mês significa um aumento de 7,3% no ano

E-commerce cresce em 2013 e passa a contar com 51,3 milhões de consumidores únicos
Randon comemora venda de 300.000º produto fabricado
Mercedes-Benz anuncia crescimento de 73% nas vendas de caminhões pesados

De acordo com os números que foram divulgados no boletim mensal da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), o saldo total de crédito para aquisição de automóveis fechou o mês de outubro em R$ 199,4 bilhões, acréscimo de 7,3% no ano. Já o total de crédito do Sistema Financeiro Nacional cresceu 14,1% no mesmo período. O cenário atual segue a tendência, com um crescimento em ritmo constante, mas desacelerado e menor que o obtido no ano passado.

Segundo a análise trimestral da Associação, a respeito do escoamento de vendas, no mês de setembro, as vendas à vista representaram 39% do total de veículos e comerciais leves comercializados. A opção pelo CDC atingiu 48% dos compradores e o Consórcio ficou com 7% das escolhas. A modalidade Leasing, em queda acentuada, teve apenas 6% de adesões.

O saldo de inadimplência no CDC de Veículos para Pessoa Física, acima de 90 dias, apresentou 4,7%, um aumento de 0,3% frente ao mês anterior. Os números, segundo a Anef, superam as expectativas, mas ainda estão sob controle.

“Esta situação no financiamento de veículos ainda fica abaixo do índice de atraso total de empréstimos para Pessoas Físicas que é de 7,1%. A expectativa é que essa trajetória comece a mudar nos meses iniciais de 2012”, afirma Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef.

COMMENTS