Grupo ETH Bioenergia instala usina em Alto Taquari (MT)

Inauguração ocorrerá no próximo dia 18. Unidade terá o processamento de cana-de-açúcar inteiramente voltado para a produção de etanol

Agricultores cadastrados no Mais Alimentos poderão financiar implementos com mais facilidade
Cenário insustentável para MT em 2020
Bunge firma acordo para venda do negócio brasileiro de nutrientes para fertilizantes à Vale por U$ 3,8 bilhões

O grupo ETH Bioenergia inaugurará uma usina no dia 18 de novembro, no município de Alto Taquari (MT), que terá o processamento de cana-de-açúcar inteiramente voltado para a produção de etanol. A unidade – a primeira do grupo instalada no Estado – deve integrar um complexo industrial que envolve quatro plantas localizadas em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O número da produção anual ainda não foi divulgado.

Na nova unidade, cerca de 1,5 mil trabalhadores locais devem prestar serviço diretamente da usina. Além disso, a ETH vem incentivando a região com estímulo e formação de mão-de-obra para as propriedades rurais fornecedoras de cana-de-açúcar.

Guilherme Oliveira, representante da equipe de Comunicação do grupo ETH, explica que a empresa prefere comprar produção do que adquirir terras, e já que a ETH também não considera viável investir na plantação, prefere visar ao fomento da região onde se instala. “Não é rentável investir na aquisição de terras, nem teria como. Não há como chegar em um local e comprar todas as propriedades. Antes de nos instalarmos, trabalhamos um ano antes para capacitar de acordo com nossa tecnologia”.

“Talvez não seja viável para eles distribuir para Cuiabá e a Região Norte devido aos custos com logística. Porém, há mercado para todos, sem problemas de superprodução”, afirma o diretor-executivo do Sindalcool (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras), Jorge dos Santos.

O grupo também avalia a construção de um alcoolduto, que transportaria o combustível de Mato Grosso a São Paulo.

Com informações de A Gazeta

COMMENTS