Raízen dá início ao Rodeio de Caminhões 2023 com volta às provas práticas

Raízen dá início ao Rodeio de Caminhões 2023 com volta às provas práticas

Iniciativa da empresa, licenciada da marca Shell no Brasil, valoriza os motoristas de caminhões tanque e condutores e tripulações fluviais

BOA NOTÍCIA: Mercedes-Benz participa da luta contra a Covid-19 com inteligência industrial
Carta-frete está proibida em quase todo o País
RNTRC alcança marca de um milhão de cadastrados

O Rodeio de Caminhões é uma marca conhecida aqui pelos leitores do portal Transporta Brasil. No ano passado, tivemos a oportunidade de acompanhar as etapas e o privilégio de estar na final desta saudável competição que tem como objetivo valorizar os motoristas de caminhões do transporte de combustíveis da Raízen e também as tripulações de suas embarcações fluviais.

A iniciativa não só premia os melhores motoristas e agentes do transporte, como também promove a união entre eles, a valorização de seu trabalho, o reforço às diretrizes de segurança e a competição saudável Brasil afora. Resultado disso é o baixíssimo nível de acidentes nas operações de transporte de combustíveis da Raízen em todo o país e o alto nível de satisfação das transportadoras e dos profissionais que fazem o transporte desses combustíveis.

E não são poucos motoristas: de acordo com a empresa, os participantes do Rodeio de Caminhões são selecionados entre os 5 mil profissionais que fazem parte das operações de transporte de combustíveis da Raízen. Destes, 200 selecionados vão competir nas quatro etapas regionais, no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, representando cerca de 40 transportadoras parceiras da Raízen.

Volta ao formato “raiz”

Por causa da pandemia, iniciada em 2020, a tradicional competição, que já chega à sua 12ª edição, teve que se adaptar e migrar para um formato mais digital, culminando em provas online e competições em simuladores de direção, como aconteceu na etapa final da edição de 2022.

Agora, com o arrefecimento das questões sanitárias, a Raízen decidiu voltar o Rodeio de Caminhões para seu formato “raiz”, com o perdão do trocadilho, e realizar as etapas regionais seletivas em provas práticas, realizadas nos caminhões e em pátios reais de manobras.

Rafael Alvarez, diretor de Logística da Raízen

Para o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvares, a 12ª edição do Rodeio de Caminhões será especial: “Ela será marcada pela volta das provas práticas nas eliminatórias regionais, sendo realizadas no formato presencial em caminhões-tanque e reforçando nossa política de Zero Acidentes. Nosso trabalho envolve um universo de cinco mil motoristas sem acidentes há mais de dois anos e isso não é pouca coisa. Eu honestamente desconheço outra empresa que tenha um resultado parecido no Brasil. Queremos formar a próxima geração de motoristas, homens e mulheres que têm orgulho de seu trabalho e são felizes fazendo o que gostam, voltando bem para casa todo dia com saúde e dignidade. É nisso que a Raízen acredita”, conta o executivo.
A edição 2023 do Rodeio de Caminhões começa nos dias 3 e 4 de fevereiro em Curitiba, no Paraná. Em seguida, o Sudeste vai ser o palco de duas etapas eliminatórias: a primeira nos dias 3 e 4 de março, em Americana (SP), e a segunda nos dias 17 e 18 de março, em Porto Ferreira (SP). Segundo a Raízen, a última eliminatória vai acontecer em Camaçari, na Bahia, em 14 e 15 de abril.

As etapas regionais vão classificar os três melhores motoristas em cada uma delas e eles participarão da final, concorrendo a prêmios como um carro zero quilômetro, uma moto de 250 cilindradas e um kit com televisão e Home Theater.

Como são as provas?

Nas etapas regionais, os motoristas dos caminhões tanque a serviço da Raízen vão participar de uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo de 7 minutos: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada. Eles também serão avaliados em testes teóricos sobre as rotinas operacionais seguras.

A final da competição acontecerá em lugar e data ainda não definidos, com provas em simuladores fornecidos pelo SEST SENAT e programados com as diretrizes adotadas pela Raízen. A 12ª edição do Rodeio de Caminhões tem o patrocínio de Maxtrack, Carraro Seguros, R&G Solution, Cosan Corretora, Shell Box, Shell Lubrificantes, TSI, Apta e Grupo MedNet.

Transporte fluvial também participa

Junto com o Rodeio de Caminhões, a Raízen vai realizar a terceira edição do Timão de Ouro, que reconhece o esforço das tripulações que fazem o transporte fluvial de combustíveis obedecendo a todos os protocolos de segurança. A competição fluvial vai acontecer entre fevereiro e maio, reunindo as tripulações que realizaram suas operações com a máxima segurança exigida pela companhia. Esse programa conta com apoio da Hams Válvulas de Pressão e a Engeboat Projetos Navais.

Segundo a Raízen, participam do Timão de Ouro as tripulações que fazem as operações de transferência nos rios Madeira, Amazonas e Tapajós e também em Belém (PA), Madre de Deus (BA) e Rio Grande (RS) e Rio de Janeiro (RJ). A competição será realizada por meio de provas teóricas online sobre legislação, normas e procedimentos da área fluvial e simulados práticos de emergência, sendo eles Homem ao Rio, Atracação no porto/Terminal e combate ao incêndio. As premiações deste incluem o Timão de Ouro (troféu dourado) para a tripulação vencedora, viagem com a família para um resort, premiação em dinheiro e brindes.

Acompanhe as etapas e a final do Rodeio de Caminhões e Timão de Ouro da Raízen aqui no noticiário do Portal Transporta Brasil!

O grande respeito da Raízen por quem transporta seus combustíveis

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS