O grande respeito da Raízen por quem transporta seus combustíveis

O grande respeito da Raízen por quem transporta seus combustíveis

Evento com motoristas demonstra a valorização da profissão de caminhoneiro e transportador em iniciativa que já está na 11ª edição

VW lança um Delivery 4×4 nervoso e equipado
ZF está na Ford
Noma apresenta nova linha Titanium de furgão frigorificado

A Raízen produz ou movimenta praticamente um terço de todo combustível utilizado no Brasil. São milhões e milhões de litros de etanol, biodiesel, diesel e gasolina sendo transportados todos os dias entre refinarias, distribuidores e postos nos mais diversos endereços Brasil afora.

De acordo com a empresa, ao todo, são cinco mil motoristas de caminhão-tanque que prestam este serviço para suas operações, todos empregados em centenas de transportadoras especializadas neste tipo de serviço. Eles rodam mais de 250 milhões de quilômetros todos os anos para ajudar a manter o Brasil abastecido e a vida de todos em movimento.

E como coordenar e gerenciar estes cinco mil motoristas, padronizando a segurança e tendo o engajamento e a atenção de todos em torno de operações sem acidentes? A Raízen consegue isso fazendo uma gestão com base no respeito aos profissionais. Além disso, valoriza cada motorista e oferece as condições para que seus prestadores de serviços de transporte possam trabalhar com qualidade e segurança.

Uma prova de que todo este complexo sistema funciona bem é o fato de que as operações de transporte de combustível da Raízen estarem há mais de dois anos sem acidentes graves e sem o afastamento de equipes.

E isso também inclui, além do grande volume de transporte rodoviário, o uso da intermodalidade por meio do transporte de combustíveis no modo fluvial, utilizando as hidrovias do Norte do País.

Rodeio e timão de ouro

Além de todos os planos de não violação, procedimentos de segurança, gestão responsável do transporte e governança, a Raízen lança mão de uma competição saudável para promover ainda mais integração e valorização dos profissionais. Há 11 edições a empresa realiza o Rodeio de Caminhões, que é um grande prêmio que envolve conhecimento, procedimentos e incentivos para os caminhoneiros e caminhoneiras. Além dele, a empresa também realiza o Timão de Ouro, competição de qualidade e segurança entre as tripulações das embarcações que fazem o transporte fluvial dos combustíveis.

O Rodeio de Caminhões da Raízen consiste em uma grande competição entre os cinco mil motoristas da operação com base em seu rendimento e sua conduta no dia-a-dia, não cometendo violações, andando dentro do envelope de segurança da empresa e cumprindo todos os requisitos para um transporte responsável e livre de acidentes.

Durante o ano todo os dados dos motoristas vão sendo coletados e, ao final do levantamento, os 50 melhores, os mais bem colocados na performance da operação, são convidados para participar de uma etapa final, que este ano foi realizada na Bahia, em um grande resort no litoral.

Com isso, 50 motoristas, mais sete tripulantes de navio e dois especialistas em qualidade, todos acompanhados de suas famílias, viajaram para o resort para participar do evento, o que proporcionou momentos inesquecíveis e oportunidades únicas para muitos. “Esta iniciativa já tem mais de 11 anos e a essência da Raízen está na valorização da vida, da segurança de todos os envolvidos na operação. Esses profissionais transportam nossos produtos pelas estradas cheias de desafios e isso tem grande impacto na família deles e na sociedade. Queremos sempre que essas pessoas cheguem em casa bem, para encontrar suas famílias, e para que se feche este ciclo tão importante para a segurança viária e de todos. Ficamos muito satisfeitos em promover um evento como este, que fica na memória de todos os que participam”, comenta Juliano Tamaso, vice-presidente de Supply Chain da Raízen.

A final no resort baiano aconteceu por meio de provas de direção em um simulador de última geração oferecido pelo SEST SENAT. Outro parceiro da iniciativa é a Mercedes-Benz, que expôs um exemplar de seu caminhão edição limitada Coração Estradeiro, o Novo Actros estilizado e cheio de detalhes para quem transporta o Brasil de verdade.

Na final, os 50 motoristas participaram das provas no simulador e os resultados de cada um foi sendo computado para que cinco fossem selecionados para a última rodada, que aconteceu ao vivo, com o acompanhamento dos familiares e de todos os presentes. Depois de mais algumas provas, o motorista Tiago Rodrigues, da Transportadora Porto Ferreira (TPF), foi o campeão, eleito pelos critérios de desempate do sistema. Como prêmio, o caminhoneiro levou para casa um carro zero quilômetro. O segundo lugar ganhou uma motocicleta, o terceiro um home-theater e o quarto e o quinto levaram smartphones.

A ação claramente é uma iniciativa genuína da Raízen para valorizar seus motoristas e suas transportadoras prestadoras de serviços e não é um evento para “inglês ver”. De fato se vê nas conversas com os motoristas e também dos representantes das transportadoras, que também foram premiadas, o orgulho de participar da operação da Raízen e de fazer parte de uma iniciativa tão grande e tão bem-sucedida.

Mais mulheres na operação

O Rodeio de Caminhões e o Timão de Ouro da Raízen não só prestam um grande serviço para a valorização da profissão de transportador no Brasil, mas também servem de exemplo para outras empresas, um exemplo de como tratar pessoas em primeiro lugar, para se ter o resultado operacional depois. Além de promover essa valorização, o evento também serviu de palco para uma ação para aumentar o número de mulheres motoristas entre os cinco mil que participam do transporte de combustíveis da Raízen. De acordo com a empresa, hoje existem 50 mulheres e a meta é pelo menos dobrar este número em um ano. O evento contou com a participação do Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz, pela valorização das mulheres no transporte, que tem a participação do Transporta Brasil como apoiador.

“Este é um momento familiar de descontração e alegria e uma oportunidade de confraternizar e recompensar a todos pelo excelente trabalho que têm feito. Estou falando de um trabalho que envolve um universo de cinco mil motoristas sem acidentes há dois anos e isso não é pouca coisa. Eu honestamente desconheço outra empresa que tenha um resultado parecido no Brasil. Esses 59 profissionais que estiveram aqui já fizeram uma diferença absurda com zero violação e zero qualquer tipo de acidente e este trabalho que fazemos com a família nos ajuda a multiplicar a semente da segurança e das boas práticas. Queremos formar a próxima geração de motoristas, homens e mulheres que têm orgulho de seu trabalho e são felizes fazendo o que gostam, voltando bem para casa todo dia com saúde e dignidade. É nisso que a Raízen acredita”, comenta Rafael Alvarez, dIretor de Logística da Raízen.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

O repórter viajou à Bahia a convite da Raízen.

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS