FPT Industrial destaca soluções de ePowertrain para zero emissões

FPT Industrial destaca soluções de ePowertrain para zero emissões

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A FPT Industrial está apresentando na Fenatran 2022 suas soluções da novíssima divisão ePowertrain, deixando clara a sua posição atual e futura como fornecedora de soluções completas em emissão zero como eAxles (eixos elétricos), Central Drives (módulos de transferência de potência), Baterias Modulares e Sistemas de Gerenciamento de Baterias (BMS).

A marca enxerga entre as soluções para o futuro da propulsão, as tecnologias Hybrid, com diferentes soluções de hibridização em todos os requisitos de aplicação, redução de CO2, produtividade aprimorada, eletrificação de auxiliares e operação zero emissão limitada; Battery Electric, com solução zero emissão em diferentes aplicações, principalmente para equipamentos de baixa demanda de energia/baixa mobilidade, com extensão para aplicações pesadas on-road; e Hydrogen, solução de zero emissão para explorar o hidrogênio como vetor de energia como solução de longo prazo para aplicações pesadas e de alta demanda de energia.

“A abordagem multienergia é a base da nossa estratégia de produtos”, explica Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina. “Com a chegada da planta de ePowertrain, complementamos nossa oferta de soluções sustentáveis para movermos, conectados, a energia do futuro”.

Planta 100% elétrica – A primeira fábrica dedicada da FPT Industrial para a produção dos novos produtos eDriveline e soluções de armazenamento de bateria está localizada em Turim, na Itália. Graças à realidade virtual e aumentada, conectividade e tecnologias inovadoras, os processos e fluxos de trabalho e o layout da planta foram otimizados para oferecer altos padrões de qualidade, segurança e confiabilidade, proporcionando redução no processo de lançamento de novos produtos para os clientes.

A fábrica de ePowertrain possui três linhas de produção paralelas dedicadas respectivamente à montagem de pacotes de baterias, módulos de transferência de potência e produção de eixos elétricos para veículos comerciais pesados (HCVs). Funcionando a plena capacidade, ela produzirá mais de 20.000 eixos elétricos e mais de 20.000 pacotes de baterias por ano para veículos comerciais leves (LCVs), micro-ônibus e ônibus.

Sistema integrados de tração elétrica – O FPT Central Drive eCD 140 é uma solução compacta e completa para integração de sistemas de acionamento elétrico em veículos comerciais leves e miniônibus, com Peso Bruto de até 8 toneladas. A engenharia da FPT projetou um módulo de transferência compacto e robusto para garantir uma fácil integração nas plataformas existentes e espaço otimizado durante a instalação, para integração dos packs de baterias.

O eCD 140 oferece potência máxima de até 140kW (190 cv) e torque máximo de 400 Nm; é projetado para aplicações com tração traseira e proporciona excelente eficiência (>92%) e durabilidade (até 350.000 km). Incorpora um sistema de bloqueio de estacionamento para segurança e é facilmente adaptável a soluções híbridas.

Transporte verde – A linha ePowertrain de alto desempenho, confiabilidade e alta qualidade é complementada por soluções de armazenamento e gerenciamento de baterias de última geração. Criadas em parceria com a Microvast, empresa norte-americana líder em sistemas de carregamento ultrarrápido e bateria de longa duração, as baterias da FPT Industrial foram desenvolvidas para LCVs, micro-ônibus e ônibus, com a Microvast cuidando dos módulos e células e a FPT criando a carcaça e a integração completa.

Para o projeto conjunto da nova IVECO eDAILY, de uma a três baterias podem ser instaladas. Cada pack tem uma capacidade de 37 kWh, resultando numa capacidade máxima da bateria de 111 kWh. As unidades de armazenamento de energia alimentam um motor traseiro com potência máxima de 140 kW (100 kW com apenas uma bateria instalada) e torque de até 400 Nm (300 Nm com uma bateria). A autonomia varia de acordo com o peso do veículo e a capacidade da bateria, de 110 km a 300 km, conforme o PBT. No trânsito da cidade, pode-se alcançar até 400 km. A velocidade máxima é de 120 km/h e o carregamento AC com 11 kW leva 9h com três baterias, sendo reduzido para 5h com 22 kW. Com o carregamento DC, a bateria fica 80% carregada em menos de 90 minutos; com uma ou duas baterias, 60 minutos.

eAX 840-R Nikola Tre – Por meio da joint-venture entre IVECO, NIKOLA e FPT Industrial, em apenas dois anos foi projetado e lançado um produto destinado a ser pioneiro no mercado mundial de veículos comerciais pesados elétricos. Instalado pela primeira vez no Nikola Tre BEV, o eAX 840-R é um eixo duplo eMotor para caminhões pesados de até 44 toneladas, que garante alto desempenho e eficiência, confiabilidade e baixo TCO, com longos intervalos de troca de óleo e vida útil de até 1.200.000 km. Todos os componentes mecânicos e elétricos são integrados em uma estrutura de eixo compacto, a fim de maximizar o espaço residual do veículo após a instalação.

“Como produtores de sistemas de propulsão, aceitamos o desafio da evolução de uma economia baseada em carbono para uma nova economia circular sustentável. Nosso portfólio de inovação e tecnologia sustentável apresentado na Fenatran confirma o compromisso da meta de net zero até 2040, com a FPT Industrial como referência de tecnologias chave para nossos clientes e parceiros”, ressalta Rangel.

Por Ricardo Panessa, especial para Agência Transporta Brasil

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