Postos de combustível na Bahia são alvo de ‘pente fino’ da ANP

Braspress inaugura novo terminal em Salvador (BA)
DHL chega a Salvador (BA) apostando em empresas com incentivos fiscais
Porto de Salvador (BA) recebe 42 câmeras para monitoramento

diesel-em-falta

Com o objetivo de coibir irregularidades e fraudes em postos de combustíveis no Estado da Bahia, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou uma operação de fiscalização em cerca de 15 postos em várias regiões da capital baiana.

+ Produção de petróleo no Brasil cresce 4,6% em 2015 e supera meta; Preço do combustível, porém, segue tendência de alta

Ao todo, foram feitas 106 autuações em estabelecimentos, sendo que 27 bombas estavam entregando combustível a menos do que estava registrado nas bombas. Outras irregularidades, desta vez com relação à qualidade do combustível, giram em torno da quantidade de etanol acima do permitido na gasolina – atualmente o índice é de 27% – e da quantidade de água presente no etanol. “Estamos percebendo que o número de casos vem diminuindo. Muitos deles são pontuais e estamos tendo uma evolução positiva ao longo dos últimos 10 anos”, falou o representante da ANP.

Na primeira fiscalização do ano, não foram encontradas irregularidades nos postos visitados com relação à qualidade dos combustíveis até a manhã de ontem. Outras ações devem ser realizadas em 2016 e uma agenda está sendo preparada para que as fiscalizações se estendam, principalmente, a Região Metropolitana e a outras cidades da Bahia. Ano passado, foram feitas visitas em municípios como Feira de Santana e Barreiras.

+ Dnit regulamenta transporte de cargas indivisíveis em rodovias federais

Caso sejam encontradas irregularidades neste sentido, o posto de combustíveis será autuado, e inicialmente, ter alguns dos tanques interditados. Sendo reincidente, o estabelecimento pode ser fechado. A partir daí, será aberto um processo administrativo com as multas variando entre R$ 20 mil e R$ 1 milhão. O dono do posto ainda pode responder criminalmente na Justiça por comercializar o produto fora das especificações.

+ Saiba tudo do mundo do transporte e da logística. Curta nossa página no Facebook!

COMMENTS