Postos de combustível na Bahia são alvo de ‘pente fino’ da ANP

Foton vende seis caminhões para transportador de bebidas no Nordeste
Rodofort inaugura primeira revenda na Bahia
Novos Marcopolo Paradiso G8 1350 chegam à frota do Grupo Brasileiro

diesel-em-falta

Com o objetivo de coibir irregularidades e fraudes em postos de combustíveis no Estado da Bahia, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou uma operação de fiscalização em cerca de 15 postos em várias regiões da capital baiana.

+ Produção de petróleo no Brasil cresce 4,6% em 2015 e supera meta; Preço do combustível, porém, segue tendência de alta

Ao todo, foram feitas 106 autuações em estabelecimentos, sendo que 27 bombas estavam entregando combustível a menos do que estava registrado nas bombas. Outras irregularidades, desta vez com relação à qualidade do combustível, giram em torno da quantidade de etanol acima do permitido na gasolina – atualmente o índice é de 27% – e da quantidade de água presente no etanol. “Estamos percebendo que o número de casos vem diminuindo. Muitos deles são pontuais e estamos tendo uma evolução positiva ao longo dos últimos 10 anos”, falou o representante da ANP.

Na primeira fiscalização do ano, não foram encontradas irregularidades nos postos visitados com relação à qualidade dos combustíveis até a manhã de ontem. Outras ações devem ser realizadas em 2016 e uma agenda está sendo preparada para que as fiscalizações se estendam, principalmente, a Região Metropolitana e a outras cidades da Bahia. Ano passado, foram feitas visitas em municípios como Feira de Santana e Barreiras.

+ Dnit regulamenta transporte de cargas indivisíveis em rodovias federais

Caso sejam encontradas irregularidades neste sentido, o posto de combustíveis será autuado, e inicialmente, ter alguns dos tanques interditados. Sendo reincidente, o estabelecimento pode ser fechado. A partir daí, será aberto um processo administrativo com as multas variando entre R$ 20 mil e R$ 1 milhão. O dono do posto ainda pode responder criminalmente na Justiça por comercializar o produto fora das especificações.

+ Saiba tudo do mundo do transporte e da logística. Curta nossa página no Facebook!

COMMENTS