Foton apresenta ao governo do RS protótipo nacional do caminhão de dez toneladas

Veículo será o primeiro modelo a ser produzido na unidade fabril sediada no município de Guaíba (RS) a partir de 2016

Caminhão zero começa 1º trimestre em alta no Brasil
Fenatran abre ao público com boas perspectivas
Brasileiro pagou R$ 21,7 bilhões de IPVA em 2010

foton-caminhao-prototipo

A Foton Caminhões apresentou ao governo estadual do Rio Grande do Sul, na última semana, em Canoas (RS), o protótipo nacional do caminhão de dez toneladas, que será o primeiro modelo a ser produzido na planta sediada no município de Guaíba (RS) a partir de 2016.

“Em função das parcerias que fechamos com 20 dos principais fornecedores instalados no Brasil, nosso caminhão de deztoneladas sairá da linha de produção com mais de 65% de seu conteúdo nacionalizado, e assim atenderemos aos requisitos do programa Inovar Auto, do governo federal, além do FINAME”, diz Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da Foton Caminhões.

As empresas fornecedoras apresentadas pela Foton e já confirmadas são: Continental (tacógrafo) Vidroforte (vidros da cabine); Cummins (motor e pós tratamento); ZF e Sachs (transmissão e embreagem); Dana, Knorr e Frum (componentes para eixos); Monroe e Rassini (itens da suspensão); Maxion (chassis e rodas); Pirelli (pneus); Voss e Brunning (itens de frenagem); Bepo e Indebras (sistema de combustível); Heliar (bateria); Schwaben ( engenharia) Mobil (fluidos em geral como óleo do motor, freio, etc.). Itens como chicotes, suportes, parafusos e outras peças estão em negociações com empresas do Rio Grande do Sul.

A Foton também apresentou ao governo gaúcho seus modelos de 15, 17 e 24 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), que entrarão neste segundo semestre em processo de homologação para obter a permissão de produção no Brasil.

Segundo Bernardo Hamacek, CEO da Foton Caminhões, a montadora terá modelos que atenderão os segmentos de transporte de 3,5 até 24 toneladas.

Para dar suporte ao seu plano de negócios no Brasil, a Foton continua desenvolvendo seu programa de nomeação de concessionários. “Até o final de 2014, a rede terá 30 casas cobrindo vários Estados do território nacional, e 50 até a metade do próximo ano”, finaliza Hamacek.

COMMENTS