Prefeitura de Cascavel (PR) equipa ônibus com reconhecimento facial de passageiros

Intuito é diminuir as fraudes com gratuidades, que podem chegar a 50% das viagens em algumas cidades

Goiânia restringe caminhões pesados no centro
Caminhões com mais de sete toneladas serão proibidos de trafegar na Linha Verde, em Curitiba (PR)
Governo desenvolve projeto para organizar fluxo de caminhões em grandes portos

reconhecimento-facial-transporteO uso de cartões de idosos e estudantes nos ônibus de Cascavel (PR) aumentou 40% desde 2010. Esses passageiros têm direito a utilizar o transporte público gratuitamente ou pagando a metade tarifa. Devido ao crescimento repentino no total destes beneficiários na cidade indica que muitos podem estar usufruindo do benefício irregularmente. As fraudes com gratuidades podem chegar a 50% das viagens em algumas cidades.

Para combater esse desvio e proteger os passageiros que utilizam os cartões corretamente, a prefeitura do município firmou um termo de compromisso com as empresas que operam o transporte coletivo na cidade e com a Transdata Smart, desenvolvedora de soluções de automação no setor, para implantação do sistema de Reconhecimento Facial na frota de ônibus.

A tecnologia consiste em captar a imagem do portador do cartão, assim que ele aciona o validador eletrônico no ônibus, para ser comparada com a foto do titular do benefício, cadastrado pela empresa. Caso o usuário não seja o mesmo, o cartão é bloqueado e só é liberado pelo titular no órgão de cadastro.

Com isso, o usuário pode receber uma advertência pelo uso indevido do cartão ou ter o benefício cancelado, conforme a política da empresa.

“A tecnologia de Reconhecimento Facial vem reforçar o controle oferecido pela nossa solução de bilhetagem eletrônica TDMAX. Quem usa o transporte de maneira correta não pode pagar pelos que tentam fraudar o sistema. E, ao combater esses desvios, as empresas podem investir em novas tecnologias que aumentam a agilidade do serviço, como nosso sistema de Monitoramento de Frotas por GPS, que está sendo implantado em várias cidades”, explica Devanir Magrini, diretor Comercial da empresa.

O Reconhecimento Facial da Transdata Smart será implantado em 159 ônibus da Viação Pioneira, Viação Capital D’Oeste e Vale Sim, que atuam em Cascavel.

COMMENTS