Caruaru (PE) terá ônibus com reconhecimento facial e controle por GPS

Empresas de transporte da cidade vão implementar sistemas integrados de controle da frota para reduzir prejuízos. Fraude no uso dos cartões de benefício prejudica quase metade da receita das companhias

Congresso facilita recebimento do DPVAT em caso de invalidez permanente
Governo de São Paulo regulamenta acesso gratuito de idosos ao sistema público de transportes
Governo autoriza desoneração permanente da folha de pagamento para TRC

A cidade de Caruaru (PE) vai implantar na frota de ônibus da cidade, uma nova tecnologia do reconhecimento facial, que permite identificar se o portador de um cartão de estudante ou de idoso é realmente o titular do benefício.

Com isso, as empresas de transporte buscam evitar fraudes e evasão de receita. Em alguns municípios, o uso indevido dos cartões chega a comprometer quase metade da renda das companhias.

Além do reconhecimento facial, os 130 ônibus que atendem a cidade de Caruaru contarão com bilhetagem eletrônica e com o novo Sistema de Gestão Inteligente de Transporte. Esta tecnologia proporciona a comunicação online entre o veículo e a Central de Controle Operacional (CCO), permitindo o monitoramento da frota via GPS e comunicação 3G.

Com o Sistema de Gestão Inteligente de Transporte é possível identificar imediatamente, por controle de telemetria (medições à distância), eventuais casos de falhas ou quebras de veículos, equipamentos danificados ou acionamento de botão de pânico. Também permite controlar o cumprimento de horários, fluxos de passageiros, paradas, medir a quilometragem ociosa e outros indicadores de segurança ou desperdícios, como consumo de combustível (médio e instantâneo), porta aberta, limpadores de para-brisa ligados e faróis apagados.

COMMENTS