Governo de São Paulo regulamenta acesso gratuito de idosos ao sistema público de transportes

Benefício será dado para acesso aos trens do Metrô e da CPTM e também para os ônibus da EMTU/SP. Usuários que têm direito à gratuidade precisarão se cadastrar nos postos autorizados

Governo autoriza desoneração permanente da folha de pagamento para TRC
Caruaru (PE) terá ônibus com reconhecimento facial e controle por GPS
Congresso facilita recebimento do DPVAT em caso de invalidez permanente

passe-livre-idosos-sp

O governo de São Paulo anunciou esta semana a regulamentação da gratuidade de acesso ao Metrô, CPTM e EMTU/SP para pessoas com mais de 60 anos. Segundo a assessoria do governador Geraldo Alckmin, a ação faz parte da política de inclusão dos idosos ao sistema público de transportes. “Trata-se de uma política pública importante para os idosos gastarem menos, poderem ter mais lazer e viajar, até mesmo para o trabalho. É uma importante notícia a locomoção deles de forma gratuita”, disse o governador durante a cerimônia de anúncio da medida.

O benefício será concedido mediante cadastro prévio dos usuários interessados nos postos autorizados das operadoras de transportes de passageiros e o acesso será válido por 180 dias. Para o sistema metroferroviário, formado pela CPTM e Metrô, o benefício será operacionalizado pelos sistemas do Cartão Bom Sênior e do Bilhete Único, que podem ser encontrados nos postos autorizados do CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) ou da Prefeitura de São Paulo, respectivamente.

O Bilhete Único Especial Idoso fornecido pela São Paulo Transporte – SPTrans – também poderá ser utilizado no sistema metroferroviário assim como o Bilhete Sênior, do sistema metropolitano de ônibus operado pela EMTU. Esse bilhete também deverá ser utilizado para o serviço de transporte coletivo regular de passageiros, por ônibus, da Região Metropolitana de São Paulo.

A partir do dia 7 de julho, o atendimento com horário marcado poderá ser agendado pelo telefone 0800-7711800 em um dos sete postos localizados em São Paulo, Arujá, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra.

As instruções para o cadastramento e a indicação de postos autorizados estão disponíveis nos sites:

O benefício exclusivo para os trilhos também pode ser obtido nas estações Marechal Deodoro e Barra Funda do Metrô.

COMMENTS