Sumitomo Rubber do Brasil terá fábrica de pneus no Paraná

Sumitomo Rubber do Brasil terá fábrica de pneus no Paraná

Empresa fabricará os pneus da marca Dunlop a partir de 2013, quando planta de produção em Fazenda Rio Grande (PR)

Dunlop já produz mil pneus de caminhões por dia no Brasil
Dunlop faz primeiro fornecimento de pneus para os pesados da Marcopolo
Nova fábrica de pneus no Paraná movimenta logística da região

A Sumitomo Rubber Industries do Brasil, fabricante de pneus, lançou nesta semana a pedra fundamental de sua fábrica da marca Dunlop, que será construída na cidade paranaense de Fazenda Rio Grande. Segundo a empresa, a previsão de conclusão da planta de produção é abril de 2013, com início das atividades em outubro. Até 2017, 1.500 trabalhadores serão contratados.

Esta será a primeira fábrica da Sumitomo Rubber Industries fora da Ásia. A construção da unidade fabril terá investimentos de R$ 560 milhões e sua capacidade total de produção será de 15 mil pneus por dia. O plano da empresa é iniciar a produção com 2 mil unidades por dia.

Os pneus Dunlop fabricados pela unidade paranaense serão exportados para toda a América do Sul e Central, além de atender ao mercado interno. “Estudamos muitas cidades do Brasil, mas optamos por Fazenda Rio Grande (PR) pois foi a cidade que nos ofereceu a melhor planta para a construção da fábrica, tanto em termos de espaço quanto em formato. Além de ser um ponto estratégico para os negócios dentro e fora do Brasil”, afirma o presidente da Sumitomo Rubber no Brasil, Ippei Oda.

A área total do terreno da nova fábrica tem 500 mil m2 e contará com sistemas de tratamento de água que, segundo a empresa, garantirá 100% do tratamento, e de controle de emissões de poluentes à atmosfera e efluentes. A área construída será de 84.565 m² e a produção será essencialmente de pneus radiais para automóveis.

Com o investimento, a partir de junho de 2012 as vendas para o Brasil passam a ser realizadas pelo escritório de vendas localizado em São Paulo e os pneus comercializados serão importados pela própria Sumitomo Rubber do Brasil, direto de outras fábricas (Japão, Tailândia e Indonésia) até que a fábrica localizada na Fazenda Rio Grande comece a produção dos pneus nacionais em outubro de 2013. O objetivo da empresa é que a rede de distribuidores já esteja consolidada para o início das operações da fábrica, programada para o segundo semestre de 2013.

COMMENTS