Azul será a primeira aérea brasileira a utilizar Electronic Flight Bag em suas aeronaves

Equipamento é uma central de informações de bordo e elimina o uso de papeis pela tripulação dos jatos Embraer da companhia

Aeronave ultraleve movida a luz solar dará volta ao mundo
Proair reforça seu plano operacional para a Copa do Mundo
Boeing entrega para Lufthansa o 1500º Jumbo fabricado

A Azul Linhas Aéreas será a primeira companhia brasileira a utilizar o equipamento EFB, Electronic Flight Bag. A empresa recebeu  autorização da Anac para utilizar o sistema a bordo, que serve como uma central eletrônica de informações, facilitando a vida dos pilotos e eliminando o uso de papel a bordo.

A empresa informou que utilizará o equipamento em seus jatos Embraer 190 e 195. Segundo a Azul, o equipamento disponibiliza documentos e manuais eletrônicos, software para cálculos de desempenho, peso e balanceamento, cartas eletrônicas para navegação, além de várias outras funções importantes as operações de voo, dispensando totalmente o uso de impressos.

Os EFBs classe II estão presentes em todos os jatos da companhia, e funcionam como um painel adicional do avião que, ao contrário dos demais EFBs (classe I), permitem eliminar 100% dos papeis a bordo, exceto os guias de referência rápida de voo (QRH).

“O equipamento fornece aos pilotos todas as informações necessárias durante o voo, conferindo mais segurança e navegabilidade”, afirma o Cmte. Miguel Dau, Vice-presidente Técnico-operacional da Azul.

Além dos jatos Embraer, a companhia aguarda a aprovação da ANAC para certificar também a frota dos novos turboélices ATR 72-600, equipados com o mesmo modelo de EFB. Quando aprovado, a companhia deverá passar a utilizar o EFB em toda sua frota até o final de 2012.

COMMENTS