A comunicação em tempos de empreendedorismo

A comunicação em tempos de empreendedorismo

O especialista em Pedagogia Empresarial e Treinamento & Capacitação, Claudio Neris, faz um levantamento das competências do empreendedor moderno na era da informação

O novo papel do Jurídico no sinistro
Cultura de Security
Ar condicionado veicular pode causar riscos à saúde

Hoje, a palavra comunicação no mundo dos negócios é fator primordial no mundo globalizado, devido às relações de negócios que estão exigindo um alto grau de empreendedorismo. O mercado está valorizando profissionais com iniciativa, criatividade, agilidade em solucionar problemas e principalmente o relacionamento com o público interno, mas pela habilidade de saber relacionar-se e transmitir suas idéias com clareza, objetividade e simplicidade.

Todo empreendedor de sucesso chama a sua atenção pela sua aptidão em saber entusiasmar as pessoas pelas suas idéias e projetos. De um modo geral, os empreendedores são persuasivos e convincentes, pelo carisma de abertura para o diálogo e pelas suas atitudes.

As empresas vivem num contexto de competitividade acirrada, em que há busca constante por novos consumidores. Mas o que diferencia uma empresa de outra? Atualmente cada vez mais as empresas estão percebendo que o seu potencial está nas relações humanas, como as pessoas convivem no ambiente de trabalho e como passam para a sociedade a visão da empresa a qual estão inseridas. O objetivo de cada indivíduo é o bem-estar, já o da empresa é a eficiência, e isso acaba gerando conflitos, portanto, a função dela é estabelecer um equilíbrio entre a produtividade e a satisfação dos trabalhadores. Nesse contexto surge o comunicador, que utilizando-se de ações empreendedoras é capaz de inovar no seu ambiente de trabalho, trazendo melhorias e redefinindo a forma de agir da empresa perante seus públicos, uma pessoa capaz de dialogar e estimular seu corpo de colaboradores a fim de assumir esse papel de mediador entre a cúpula empresarial e os funcionários.

Dentro deste contexto, podemos enumerar algumas das competências, ligadas à comunicação, dos empreendedores de sucesso:

  • Sabem analisar os principais conceitos na comunicação humana e empresarial.
  • Dominam os princípios e técnicas da comunicação como instrumento estratégico para iniciativas inovadoras.
  • Buscam conhecer os conceitos da Comunicação Corporativa para consolidar a prosperidade dos seus negócios.
  • Aplicam a comunicação como um mecanismo, em permanente desenvolvimento, através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas e profissionais.
  • Buscam corrigir as falhas habituais na comunicação, que acarretam improdutividade e erros no trabalho.
  • Desenvolvem o hábito do diálogo e a da abertura para a comunicação, como fonte de resolução de conflitos e problemas nas esferas empresarial, profissional e pessoal.
  • Buscam planejar e executar projetos de comunicação voltados para os públicos interno e externo (stakeholders).
  • Desenvolvem iniciativa empreendedora para o planejamento e desenvolvimento de projetos de comunicação empresarial.

Não basta saber. É preciso saber fazer e querer fazer acontecer de verdade. Na comunicação empreendedora, o emissor assume o papel de protagonista e agente de transformação. Ele sabe falar e calar, sabe ouvir os outros e a si mesmo, e, o mais importante, sabe dar e receber retorno na comunicação.

Acreditamos que a comunicação e o empreendedorismo devem andar sempre juntos, isso porque eles são elementos essenciais para modificar o atual ambiente de trabalho, estimular e potencializar os colaborares das empresas. A comunicação é um meio eficiente de empreender, cabe ao empreendedor se utilizar habilmente desse meio para propiciar a abertura do diálogo entre os funcionários, favorecer a criação de uma rede de relacionamentos e estimular a capacidade de integrar grupos em prol de metas e objetivos comuns. O comunicador deve estar sempre aberto ao seu grupo, onde a palavra em cheque é inovação. Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver e desenvolver maneiras de potencializar o trabalho.

Essa realidade deve ser aplicada nas micro e pequenas empresas, a comunicação e o empreendedorismo são essenciais para qualquer empresa, são ferramentas que conseguem transformar o ambiente de trabalho, auxiliando assim, a empresa como um todo, à medida que, ambiente saudável traduz pessoas motivadas que se traduz em produção.

Uma coisa é certa: o sucesso do empreendedor e dos empreendimentos dependem, necessariamente, da compreensão e aplicação da Cultura do Diálogo, tendo como base fundamental o relacionamento humano. Esse é o principal segredo para o sucesso na prospecção de novos negócios e para a prosperidade das iniciativas empreendedoras.

Claudio Neris é especialista em Pedagogia Empresarial – Treinamento & Gestão de Pessoas
claudio@transportabrasil.com.br

Visite o perfil do articulista

É proibida a reprodução do conteúdo deste artigo em qualquer meio de comunicação,eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Portal Transporta Brasil. As opiniões emitidas nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Portal Transporta Brasil.

COMMENTS