Nos dois primeiros meses de 2010, 222 veículos-tanque foram fiscalizados, sendo que 83 (38%) foram autuados por irregularidades. No mesmo período foram apreendidos 98 certificados de inspeção
Durante fiscalização a 29 veículos-tanque que transportavam produtos perigosos a granel, na Rodovia Washington Luiz, km 198, Corumbataí, interior do Estado, equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, autuaram 11 (38%) caminhões e apreendeu sete certificados de Inspeção, documento obrigatório para o exercício da atividade.
Dentre as irregularidades encontradas nos veículos estão: pneus “carecas”, em más condições para rodar; inspeção da carga de extintores de incêndio vencida; pára-brisas trincados e riscados; problemas na suspensão e corrosão no costado e reparos inadequados. “Todos esses problemas colocam em risco a vida das pessoas nas estradas, por isso a Intensificamos sempre a fiscalização para reduzir o índice de veículos que trafegam com produtos perigosos de forma inadequada”
Nos dois primeiros meses de 2010, 222 veículos-tanque foram fiscalizados, sendo que 83 (38%) foram autuados por irregularidades. No mesmo período foram apreendidos 98 certificados de inspeção.
Com apoio da Polícia Rodoviária, cerca de 400 itens do caminhão e do tanque são examinados pelos fiscais, entre eles: sistemas de iluminação e sinalização luminosa, freio e direção, além da suspensão, transmissão e pneus. Nos tanques são verificadas as tampas, válvulas, sistema de carregamento e descarregamento, fixação e conservação, existência de trincas, corrosão e vazamentos, todos diretamente relacionados à segurança do transporte.
A fiscalização verifica as condições de manutenção e segurança dos veículos e se atendem aos regulamentos técnicos aplicáveis, estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente.
COMMENTS