Volkswagen acerta compra de 19,9% das ações da Suzuki

Aquisição custará ao fabricante alemão 222,5 bilhões de ienes

Câmara de São Paulo veta projeto de pedágio urbano
Ibama vai avaliar impasse em licenciamento de rodovia em Mato Grosso
Recadastramento da ANTT tenta identificar reais

As montadoras Suzuki e Volkswagen anunciaram hoje uma aliança de capital na qual a companhia alemã terá 19,9% das ações da empresa japonesa, informou a agência estatal japonesa “Kyodo”.

A aquisição custará ao fabricante alemão 222,5 bilhões de ienes (R$ 4,4 bilhões), e permitirá à Volkswagen um melhor acesso aos mercados chinês e indiano, nos quais a Suzuki tem boa posição graças ao êxito de seus modelos compactos.

O jornal econômico “Nikkei” havia informado previamente que as duas empresas automobilísticas estavam em negociações para iniciar uma aliança, e que a Volkswagen pretende aumentar ainda mais sua participação na companhia japonesa ao longo do próximo ano.

A aliança de capital permitirá a Volkswagen uma maior presença na Ásia graças a Suzuki, quarto fabricante japonês de automóveis e terceiro de motocicletas no mundo.

Além do êxito de seus modelos compactos, a Suzuki é a terceira maior fabricante de motos do Japão, e uma das mais bem-sucedidas exportadoras de modelos de duas rodas para economias emergentes como as do Sudeste asiático.

Veja matéria original

COMMENTS