Projeto quer rodízio com 4 placas por dia e até 21 h

A ampliação do rodízio municipal de veículos voltou a ser assunto na cidade com a iminência de ser aprovado na Câmara Municipal um novo projeto do vereador tucano Ricardo Teixeira

Governo do Paraná não autoriza aumento do pedágio desde 2003
Campinas ganha escola de logística
Pedidos para rodovias negados

A ampliação do rodízio municipal de veículos em SP voltou a ser assunto na cidade com a iminência de ser aprovado na Câmara Municipal um novo projeto do vereador tucano Ricardo Teixeira. O parlamentar sugere que o horário da restrição seja estendido no horário de pico da tarde até as 21 horas e que passem de dois para quatro os finais de placa que não podem circular por dia. “Com isso, tiraríamos 40% da frota das ruas na hora do rush, cerca de 2,5 milhões de veículos”, afirma Teixeira.

O projeto foi aprovado em primeira votação em 2008 e deve voltar ao plenário na semana que vem. Se passar, vai para a sanção do prefeito Gilberto Kassab, que não tem demonstrado interesse em ampliar a restrição durante a sua gestão. “Minha sensibilidade diz que não é necessário”, afirmou Kassab esta semana.

Entre os engenheiros de tráfego que prestam consultoria na área de trânsito, o tema é polêmico. Para Luiz Célio Bottura, a ampliação é uma forma de tirar do poder público a responsabilidade de melhorar a circulação na cidade. “A legislação não tem de ser inventada, precisa ser cumprida. É preciso colocar em prática as regras para uso do solo e fiscalização.”

O engenheiro Francisco Moreno, que presta assessoria para a empresa de Desenvolvimento Rodoviário (Dersa), cita o exemplo de Bogotá, na Colômbia, onde o rodízio está em vigor há mais de dez anos com quatro finais de placa por dia, entre 7 e 20 horas. “Lá, a restrição funciona porque eles têm oferta de transporte público”, afirma. “Aqui, teríamos um impacto no início, que em pouco tempo seria absorvido pelo crescimento da frota.”

Proposta – Como ficaria a proibição:

  • Segunda-feira: finais 1,2,3,4;
  • Terça-feira: finais 5,6,7,8;
  • Quarta-feira: finais 9,0,1,2;
  • Quinta-feira: finais 3,4,5,6;
  • Sexta-feira: finais 7,8,9,0.

Horário: Das 7 às 10 horas e das 17 às 21 horas

COMMENTS