Obras da nova linha estão sendo desenvolvidas simultaneamente com duas outras linhas
O governo do Estado de São Paulo começou nesta segunda-feira, 17 de agosto, as obras de prolongamento da Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo 13) do Metrô, na região de Santo Amaro (Zona Sul), para implantação do trecho Largo 13-Chácara Klabin, com construção inicial da futura estação Adolfo Pinheiro.
Segundo o governo, com o início dos trabalhos, somado às obras da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) e à extensão da 2-Verde (Alto do Ipiranga-Vila Madalena), a cidade de São Paulo terá, simultaneamente, obras em três linhas do Metrô.
A inauguração da estação Adolfo Pinheiro está prevista para o primeiro semestre de 2011. Hoje, já está em operação um trecho da Linha 5, entre Capão Redondo e Largo Treze. Quando completa, em 2012, a linha irá até a estação Chácara Klabin e transportará mais de 640 mil pessoas por dia. A média atual de usuários é de 125 mil diariamente.
Serão aproximadamente 20 quilômetros de trilhos e 17 estações. Na sequência de Adolfo Pinheiro, as novas estações serão: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin-Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Hospital do Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin. O investimento nas obras de prolongamento da Linha 5 será de quase R$ 5 bilhões.
A Linha 5 seguirá pelo centro de Santo Amaro, e prosseguirá pelos eixos das avenidas Adolfo Pinheiro, Santo Amaro e Ibirapuera, continuando pela Rua Pedro de Toledo, atendendo aos bairros de Brooklin, Campo Belo, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, Vila Mariana e Chácara Klabin.
COMMENTS