Consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física já está disponível

Contribuintes devem ficar atentos à malha fina

Empresários de Osasco (SP) conseguem redução do horário de restrição de caminhões no município
Governo de MG firma acordo para aquisição de dois novos helicópteros
Balança comercial do setor de pneus termina 2014 com déficit de US$ 144,9 milhões

A Receita Federal acaba de liberar a consulta para o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2009, ano-calendário 2008. Os sete lotes serão liberados a partir do dia 15 de junho.

Segundo o gerente de consultoria do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, Jorge Lobão, o contribuinte deve se atentar à malha fina, pois muitos acabam com a declaração retida. Estes só receberão o valor devido após comprovar os dados questionados pela Receita. “Problemas na documentação, inclusão indevida de dependentes e omissões levam à malha fina. Sendo assim, os comprovantes devem ser guardados por cinco anos”, alerta Lobão.

A não veracidade das informações presentes na declaração pode gerar multa de R$ 165,74. No caso dos contribuintes com imposto a pagar, a multa pelo atraso é de 1% do imposto devido por mês. A multa máxima é de 20% do imposto devido.

Os primeiros a receber a restituição são os contribuintes acima de 65 anos. Após os idosos, a inclusão nos lotes varia conforme a ordem de entrega da declaração, começando com os que enviaram pela internet, seguidos dos que enviaram por disquete e, por último, os que entregaram o formulário.

A consulta pode ser feita por meio do site da Receita, no endereço www.receita.fazenda.gov.br

COMMENTS