Consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física já está disponível

Contribuintes devem ficar atentos à malha fina

Randon fornece 1.184 caçambas basculantes para MAN Latin America
Câmara dos Deputados aprova isenção de cobrança do PIS/Cofins para óleo diesel
ALL fecha 3º trimestre com queda de 55,5% nos lucros

A Receita Federal acaba de liberar a consulta para o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2009, ano-calendário 2008. Os sete lotes serão liberados a partir do dia 15 de junho.

Segundo o gerente de consultoria do Cenofisco – Centro de Orientação Fiscal, Jorge Lobão, o contribuinte deve se atentar à malha fina, pois muitos acabam com a declaração retida. Estes só receberão o valor devido após comprovar os dados questionados pela Receita. “Problemas na documentação, inclusão indevida de dependentes e omissões levam à malha fina. Sendo assim, os comprovantes devem ser guardados por cinco anos”, alerta Lobão.

A não veracidade das informações presentes na declaração pode gerar multa de R$ 165,74. No caso dos contribuintes com imposto a pagar, a multa pelo atraso é de 1% do imposto devido por mês. A multa máxima é de 20% do imposto devido.

Os primeiros a receber a restituição são os contribuintes acima de 65 anos. Após os idosos, a inclusão nos lotes varia conforme a ordem de entrega da declaração, começando com os que enviaram pela internet, seguidos dos que enviaram por disquete e, por último, os que entregaram o formulário.

A consulta pode ser feita por meio do site da Receita, no endereço www.receita.fazenda.gov.br

COMMENTS