Movimentação nos portos do Paraná cresce 4% no 1º quadrimestre de 2013

Juntos, terminais de Paranaguá e Antonina movimentaram 13,6 milhões de toneladas de mercadorias entre janeiro e abril

Estudo mede impactos da política tarifária de fretes no agronegócio
Copersucar inicia obras que dobram capacidade de embarque no Porto de Santos (SP)
Porto de Santos (SP) registra movimentação recorde no 1º bimestre de 2013

antonina-movimentacao

As unidades portuárias de Paranaguá e Antonina encerraram o primeiro quadrimestre de 2013 com acréscimo de 4% na movimentação de produtos. Com isso, os portos recuperam gradualmente a intensidade de operação, que havia sido prejudicada pelas chuvas de fevereiro e março.

O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá alcançou altos índices de produtividade recentemente. Na quarta-feira (8/5), foram exportadas pelo Corex 100,2 mil toneladas de grãos.

“Enquanto as limitações que a chuva nos traz não são resolvidas, trabalhamos para conseguir os melhores índices de embarques quando o tempo colabora”, explica o secretário de Infraestrutura e Logistica do Paraná, José Richa Filho.

No quadrimestre, foram movimentadas 13,6 milhões de toneladas de mercadorias juntando o resultado de ambas as unidades portuárias. A exportação de milho ficou sendo o grande destaque, fechando o período com 1,8 milhões de toneladas exportadas e registrando um aumento de 199% em relação a 2012. Outro bom resultado foi o da exportação de açúcar, que apresentou alta de 114% no primeiro quadrimestre, com um milhão de toneladas exportadas. Já nas importações, os fertilizantes são o destaque com alta de 26% na movimentação, fechando abril com 2,9 milhões de toneladas importadas.

Em abril, chegaram ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá aproximadamente 40,6 mil camin hões, o que significa cinco mil veículos a mais do que o registrado em abril do ano passado. O trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano, com a Operação Safra, tem amenizado o problema das filas.

De janeiro até abril, chegaram ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá 114,4 mil caminhões.

COMMENTS