Mercedes-Benz investe em modelo híbrido para a distribuição urbana na Europa

Modelo da família Atego é o primeiro caminhão com matriz energética alternativa a ser produzido em série. Motor Diesel/Elétrico reduz em aproximadamente 12% o consumo de combustível, além da queda nos índices de emissão de CO2

Os protagonistas de 2018
Mercedes-Benz registra recorde de vendas do Acello e Atego
10 fatos históricos da Fenatran 2019

A Mercedes-Benz vem obtendo uma aceitação positiva no mercado europeu, com a aplicação do modelo Atego 1222L, primeiro caminhão com propulsão híbrida a ser produzido em série na Europa. Desde o lançamento do conceito em 2010, a montadora já entregou unidades do veículo híbrido para cerca de 110 clientes.

Projetado principalmente para uso urbano ou em serviços de distribuição de curta distância, o Atego se adaptou adequadamente, especialmente aos serviços de entrega.

É o caso da Klotz, por exemplo. Uma empresa de transporte de Freiburg/Breisgau, no sul da Alemanha, que tem rodado com um Atego Híbrido, há mais de um ano, alcançando a marca de 60.000 quilômetros, sem qualquer quebra ou necessidade de manutenção imprevista, informa a montadora.

De acordo com a Mercedes-Benz, o Atego Híbrido proporciona economia de combustível nas entregas urbanas de até 12% quando comparadas as de um caminhão de propulsão convencional com a mesma capacidade de carga, independentemente das condições climáticas e mesmo em situações de paradas frequentes ou de congestionamento.

Essa configuração de propulsão permite que o caminhão seja movido tanto pelo motor diesel, quanto pelo motor elétrico, ou ambos os sistemas de propulsão juntos. Se as baterias tiverem carga suficiente, é possível sair apenas com a propulsão elétrica. O motor diesel opera em marcha lenta, servindo somente para a propulsão das unidades auxiliares, tais como o reforço do freio e a direção hidráulica. Quando é necessário obter mais força, o motor diesel é acionado totalmente através da embreagem.

As baterias são recarregadas em fases de sobremarcha ou durante a frenagem. A função start/stop automática é equipamento de série e reduz o consumo de combustível, bem como as emissões e o nível de ruído a zero quando se para no semáforo.

COMMENTS