Mais de 10 mil caminhões Mercedes-Benz ao gosto do cliente

Mais de 10 mil caminhões Mercedes-Benz ao gosto do cliente

Centro de Customização de Caminhões da fabricante em São Bernardo do Campo (SP) atinge marco histórico adaptando veículos para todas as operações

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Mais leve? Com mais autonomia? Precisa de um parachoque diferente? A Mercedes-Benz entrega. E já entregou mais de 10 mil caminhões modificados a partir de seu Centro de Customização de Caminhões instalado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A estrutura, que conta com uma equipe dedicada em deixar os veículos ao gosto e da maneira com que o cliente pede, é capaz de fazer modificações importantes nos veículos para que eles se encaixem perfeitamente na operação do cliente.

De acordo com a Mercedes, dos 10 mil veículos entregues, oito mil caminhões foram vendidos no mercado brasileiro e dois mil para clientes internacionais. O Centro de Customização entrou em operação em 2015 atendendo à demanda dos clientes da marca e já fez tantas modificações que criou um menu completo de pacotes que podem ser implementados aos caminhões. Você pode escolher um desses, ou criar seu próprio setup de modificações. Confira algumas das customizações mais realizadas: O CTT se destaca por um variado portfólio, com potencial de ampliação das soluções oferecidas aos clientes. Entre os itens já disponíveis destacam-se: Pacote robustez para Atego e Axor. Contempla o parachoque dianteiro tripartido, que permite ângulo de entrada maior, grade metálica de proteção do farol, nova posição da luz de seta, primeiro degrau da cabina em metal e nova posição do suporte para placa, visando facilidade de acesso ao engate do cambão; Kit de peças para implementação de 4º eixo no Atego e no Axor; Kit de peças para o Axor com direção autônoma da Grunner. Oferecido nas versões 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, a máquina inteligente Axor 3131 é o primeiro Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil. Este modelo fora de estrada opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar; Atego 2730 identificado como “Tara Leve” graças à redução de peso do caminhão. O modelo traz elementos mais compactos, como cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações, além de rodas de alumínio; Kit de peças para Axor basculante 8×4 e muito mais…

Time qualificado

O trabalho do Centro de Customização de caminhões envolve diversas áreas da Mercedes-Benz, incluindo o Marketing e Estratégia do Produto, Engenharia, Produção, Logística, entre outras. Segundo a fabricante, a equipe do Centro é formada por engenheiros e operadores de produção com grande experiência na fabricação de protótipos e esses profissionais contam com o apoio do Centro de Customização da Daimler Truck na França.

Para o vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, a tendência é que os clientes busquem cada vez mais soluções adequadas para cada uma de suas necessidades operacionais. “Nos primeiros sete anos do CTT, de 2015 a 2021, chegamos a 9.000 caminhões vendidos, o que dá uma média de 1.285 unidades por ano. Esse resultado mostrou a consolidação dessa solução para os nossos clientes, mesmo levando em conta os dois primeiros anos da pandemia, que afetou as demandas interna e externa Mercedes-Benz do Brasil. Modificações muito específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTT. Seja qual for a solicitação do cliente, nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”, explica Leoncini.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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