Scania apresenta caminhão a etanol e modelo mais potente do Brasil

Scania apresenta caminhão a etanol e modelo mais potente do Brasil

Novidades estão no pacote de lançamentos da montadora para a Fenatran 2011, que ainda inclui motores e modelos que só serão revelados durante a feira. Novos V8 e opções de motores a etanol atendem às normas do Euro 5

Transportadoras não identificam economia de combustível significativa em veículos Euro 5
Petrobras terá marca própria para o Arla 32
PF cumpre mandados por contrabando de aparelho gerador de poluição em caminhões

A Scania também já apresentou algumas de suas novidades para a Fenatran 2011. Dentre elas, a nova linha de caminhões com motores V8 de 16 litros e duas opções de potência: 560 e 620 cavalos. Este último, o mais potente do Brasil.

De acordo com a montadora, os novos motores atendem às normas Euro 5 por meio da utilização da tecnologia SCR, que utiliza o agente redutor ARLA 32 no sistema. O diretor geral da Scania, Roberto Leoncini, explica que esta família de caminhões atende a um nicho específico de mercado. “Os V8 da Scania estão dominando a faixa de alta potência do mercado de caminhões em muitas partes do mundo, respondendo por mais da metade do volume total de vendas acima de 600 cavalos. No Brasil, estes caminhões são indicados para os transportadores que primam pelo prestígio da marca, mas não abrem mão de reduzidos custos operacionais em sua frota”, diz Leoncini.

A linha V8 da Scania vem com um pacote especial de melhorias visuais, tanto no interior quanto no exterior. Além disso, traz os novos motores DC 16 de 560 e 620 cavalos, sistema de injeção Scania PDE, nas cabines R ou Highline e Opticruise (câmbio automatizado) e Retarder opcionais.

Caminhão a etanol

Outra novidade da Scania para a Fenatran 2011 é o caminhão movido a etanol, único do mercado apresentado entre os lançamentos de 2012. O veículo é uma versão do semipesado da marca, com 270 cavalos de potência e motor de 9 litros, que dispensa a utilização do agente redutor ARLA 32.

Para o diretor geral da Scania, este é um lançamento que mostra a preocupação da montadora em oferecer soluções sustentáveis para o mercado brasileiro. “O segmento de semipesados no Brasil está em pleno crescimento. Para atender a este nicho altamente competitivo, acrescentamos o valor sustentabilidade. Esta demanda partiu de alguns de nossos clientes verdes que precisam de alternativas para atender às exigências de redução no impacto sócio-ambiental da atividade de transporte por parte dos embarcadores”, diz Leoncini.

Os semipesados estarão disponíveis com opções de eixos 8×2 e também com motorização diesel, com possibilidade de escolha pelo câmbio automatizado.

O Portal Transporta Brasil conferiu de perto todas as novidades da Scania para a Fenatran 2011. Acompanhe, em breve, os detalhes da linha completa da montadora.

COMMENTS