Órgão divulgou que investimentos do PAC foram responsáveis pela ampliação do número de balanças e fomento do programa nacional de pesagem
O DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, divulgou que o sistema nacional de pesagem nas rodovias federais já conta com 70 unidades de fiscalização, graças aos investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento, PAC, iniciados em 2007.
De acordo com o órgão, entre os anos de 2009 e 2010, houve redução na porcentagem de veículos com excesso de peso. No ano passado, foram fiscalizados 9,6 milhões de caminhões e ônibus. Destes, cerca de 7% estavam acima do limite legal. No ano anterior, com 18 balanças a menos em funcionamento, foram pesados 5,4 milhões de veículos, com a detecção de 8,5% acima do peso permitido.
Por meio do PAC, o Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem recebeu investimentos de R$ 261,4 milhões, aumentando de 13 para 70 o número de postos de pesagem. Por meio da concorrência pública 594/07 foram contratadas 13 empresas agrupadas em consórcios para operação, manutenção do sistema e instalação de dispositivos de apoio à pesagem, como câmeras que registram fugas e garantem imagens on-line das balanças. A licitação que corresponde à primeira etapa do plano de pesagem incluiu 45 PPVs – Postos de Pesagem de Veículos fixos e 33 móveis. Os contratos são válidos por cinco anos.
No mês de abril será lançado o edital de licitação para construção, instalação, manutenção e operação de mais 161 PPVs nas rodovias federais. É a segunda etapa do Plano Nacional Estratégico de Pesagem. Com a nova licitação, o Governo não vai comprar balanças e sim contratar o serviço de pesagem. Os equipamentos de pesagem serão das empresas vencedoras da licitação. O novo edital está avaliado em R$ 1,1 bilhão.


COMMENTS