Licitação do trem que ligará São Paulo e Rio de Janeiro deve sair semana que vem

Trem de Alta Velocidade (TAV) deverá ser construído no final do ano que vem. Leilão que elegerá o consórcio responsável pela operação e construção do TAV acontecerá em novembro deste ano

ANTT aumenta pedágio da BR-290 no Rio Grande do Sul
ANTT vai mexer nas regras dos transportadores rodoviários
ANTT divulga esclarecimentos sobre registro provisório no RNTRC

Segundo anuncio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), até o final da próxima semana sairá o edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. A escolha do consórcio que deverá construir e operar o TAV será feita por meio de um leilão, no final de novembro deste ano. O consórcio vencedor do leilão poderá financiar até R$ 19,9 bilhões em até 30 anos, com mais cinco de carência.

O edital está sendo concluído com adequações do TCU (Tribunal de Contas da União) e, após sua finalização, será submetido ao Conselho Nacional de Desestatização (CND).

“Ao governo interessa um processo competitivo e se fosse mantido um prazo menor, alguns interessados poderiam desistir de participar”, afirma o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, explicando a distância de tempo entre a publicação do edital e o leilão.

A ANTT estima que as construções do TAV tenham início no final de 2011, logo após a liberação das licenças necessárias. Os Estudos de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental serão realizados com acompanhamento de profissionais do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente.

Por Nayra Brighi – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS