FithoTherm, empresa nascida na Incubadora de Empresas de Jacareí (SP), atendeu às exigências internacionais e obteve investimento de cerca de R$ 500 mil para pesquisas
A FithoTherm, empresa de Jacareí (SP), recebeu certificação para tratamento e higienização de pallets para o transporte de produtos destinados à exportação. De acordo com a empresa, que nasceu na Incubadora de Empresas da cidade, o projeto obteve, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, um orçamento de R$ 562 mil para pesquisas.
A certificação, obtida junto ao Ministério da Agricultura, foi obtida depois do cumprimento das exigências da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. A empresa está credenciada para higienizar os pallets e combater contaminações com fungos e insetos.
“Com o tratamento fitossanitário, os pallets (estrados de madeira utilizados para movimentação de cargas) passam por um processo de descontaminação que evita a proliferação de insetos e larvas. O sistema proposto por nós, além de não afetar o ecossistema brasileiro, adequa o processo de exportação às novas diretrizes sanitárias internacionais”, explica o engenheiro Dickson Sugahara, proprietário da empresa.
Diferentemente das técnicas tradicionais, baseadas em procedimentos químicos, o método do empresário é elaborado a partir de um processo térmico. Ele utiliza uma estufa que pode atingir 120ºC, sem causar qualquer alteração ou deformação na madeira e sem emitir gases. Para a combustão, são usados materiais orgânicos, em substituição ao GLP (gás liquefeito de petróleo).
Por: Leonardo Helou Doca de Andrade – Redação Portal Transporta Brasil

COMMENTS