CNH Industrial e outras empresas se juntam para conectar áreas rurais

CNH Industrial e outras empresas se juntam para conectar áreas rurais

Projeto vai promover a conectividade de diversas regiões rurais brasileiras e conta com a participação da TIM, Nokia e outras companhias

Scania 50 vezes gaseificada
Plantão Covid-19 – episódio 08 – O trabalho do SEST SENAT
Brasil já tem 8 mil caminhões DAF fabricados

Os equipamentos estão evoluídos e o campo vai precisar cada vez mais de internet. Para operar drones, sistemas de gestão de produção de alimentos, tratores e colhedeiras georreferenciados e tantos outros equipamentos que ajudam a aumentar a produtividade no campo, é necessário ter uma boa conexão 4G. Geralmente, as áreas rurais são esquecidas pelas operadoras de internet e enfrentam dificuldades de conexão.

Para fazer frente a este problema e promover a conectividade no campo, a CNH Industrial, dona das marcas Iveco, Case e New Holland, se juntou a outras companhias para a iniciativa ConectarAGRO, que, agora, se transformou em uma associação.

São oito empresas fundadoras: AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble. “Continuamos apoiando uma tecnologia aberta, acessível e simples, que conecta pessoas e máquinas, e que atenda às aplicações no campo da melhor maneira possível. E, a partir de agora, com o lançamento da Associação, poderemos chegar ainda mais longe com o apoio de novas empresas, de variadas áreas e diversos tamanhos, sejam elas multinacionais ou startups”, afirma Gregory Riordan, presidente da Associação ConectarAGRO.

Resultados animadores

Desde que foi lançado, no ano passado, o projeto promoveu conectividade via banda larga 4G de 700 MHz para mais de 5,1 milhões de hectares de áreas rurais em todo o Brasil, sendo que mais da metade das propriedades tem até 100 hectares. Até o momento, mais de 575 mil pessoas em áreas rurais, 218 cidades e oito estados diferentes se beneficiaram pelo projeto, assim como mais de 24 mil quilômetros de estradas e rodovias.

Outra conquista do ConectarAGRO neste primeiro ano foi a cobertura de mais de 11,5 milhões de hectares com a plataforma Narrow Band IoT (NB-IoT). Habilitadora de soluções de Internet das Coisas, a tecnologia oferecida pela TIM é essencial para a conexão de máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio. Por ser um padrão adotado mundialmente, o NB-IoT pode ampliar em mais de 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além de consumir menos bateria, o que é fundamental para aplicações de IoT.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS