Documento do veículo poderá passar a ter dados sobre quilometragem rodada

Medida tem como objetivo coibir a adulteração do hodômetro para reduzir a quilometragem percorrida pelo veículo e aumentar seu valor de venda

Carro que encolhe ao estacionar chega ao mercado em 2013
Toyota atinge marca de mais de sete milhões de híbridos vendidos no mundo
Vendas de veículos no Brasil sobem 2,70% em outubro

venda-de-carro-usado

Está sendo analisado na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que propõe que a quilometragem rodada pelo veículo seja impressa no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), documento fornecido anualmente aos donos de carros que pagam o IPVA e cumprem as demais exigências dos órgãos estaduais de trânsito.

Segundo o autor da proposta, o deputado Jefferson Campos (PSD-SP), a medida tem como objetivo coibir a adulteração do hodômetro para reduzir a quilometragem percorrida pelo veículo e aumentar seu valor de venda.

O projeto será votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em decisão terminativa. O autor quer incluir a exigência no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997) e sugere que a quilometragem rodada seja verificada como item da vistoria anual obrigatória e a informação seja registrada em campo a ser criado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Atualmente, poucos estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, têm a inspeção anual como item obrigatório para a emissão do CRLV.

COMMENTS