Medida tem como objetivo coibir a adulteração do hodômetro para reduzir a quilometragem percorrida pelo veículo e aumentar seu valor de venda
Está sendo analisado na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que propõe que a quilometragem rodada pelo veículo seja impressa no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), documento fornecido anualmente aos donos de carros que pagam o IPVA e cumprem as demais exigências dos órgãos estaduais de trânsito.
Segundo o autor da proposta, o deputado Jefferson Campos (PSD-SP), a medida tem como objetivo coibir a adulteração do hodômetro para reduzir a quilometragem percorrida pelo veículo e aumentar seu valor de venda.
O projeto será votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, em decisão terminativa. O autor quer incluir a exigência no Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997) e sugere que a quilometragem rodada seja verificada como item da vistoria anual obrigatória e a informação seja registrada em campo a ser criado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
Atualmente, poucos estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, têm a inspeção anual como item obrigatório para a emissão do CRLV.
COMMENTS