25 de maio passa a ser o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte

Data será comemorada anualmente e terá como objetivo a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte

Brasileiro trabalhará até 29 de maio para pagar somente tributos, diz pesquisa
Receita Federal disponibilizará compartilhamento online de dados do IR
Certidões Negativas de Débitos da Fazenda Nacional serão unificadas a partir do dia 20/10

A partir deste 25 de maio, o Brasil passará a comemorar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte. Criado pela Lei nº 12.352/2010, por meio do projeto do Deputado Federal Sandro Mabel (PR-GO), esta data será comemorada anualmente, e terá como objetivo mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.

A sugestão da criação da data comemorativa foi baseada em um estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) que tinha como tema os dias trabalhados para pagar tributos. O trabalho mostrou que no ano de 2006, o brasileiro trabalhou, em média, 145 dias apenas para pagar tributos, o que seria de 1º de janeiro a 25 de maio. Em 2011, conforme o estudo mais recente, o número já saltou para 149 dias.

“Ele [trabalhador brasileiro] trabalha, em média, quase 150 dias no ano apenas para pagar tributos. O Brasil é o País com a carga tributária mais elevada entre os países da América Latina e dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Cobram-se muitos impostos daqueles que produzem e trabalham e bem menos daqueles que vivem da especulação patrimonial ou financeira”, diz o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

Com a nova lei em rigor, os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização e arrecadação de tributos e contribuições deverão promover em todas as cidades onde possuírem sede campanhas de conscientização e esclarecimentos sobre os direitos e deveres dos contribuintes.

COMMENTS