Obras para inclusão da quarta faixa no sentido Rio de Janeiro começaram nesta quarta-feira e, de acordo com a CCR Ponte, que administra a ponte, permitirão um aumento de 15% na capacidade viária, que recebe atualmente 140 mil veículos por dia
A concessionária CCR Ponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, iniciou nesta quarta-feira (22) as obras de ampliação da via no sentido Rio de Janeiro. Segundo a concessionária, o objetivo é aumentar de três para quatro o número de faixas de rolamento na pista que segue para a capital fluminense em toda a extensão da ponte. Hoje, a via tem quatro faixas apenas entre o vão central e a praça de pedágio.
De acordo com a CCR Ponte, a obra terá duração de quatro meses e será realizada entre 22h e 5h, para não gerar dificuldades para o trânsito. A empresa informou que depois de pronta, a nova faixa permitirá um aumento de 15% na capacidade de fluxo da ponte, que recebe atualmente 140 mil veículos por dia.
A CCR Ponte informa que as equipes trabalharão de forma sequencial na pavimentação e nivelamento da pista na área do antigo recuo, remoção da pintura existente e execução da nova sinalização, incluindo a instalação de semáforos e a aplicação de novas tachas refletivas no trecho concluído. A abertura da quarta faixa somente se tornou possível por que, antes, a concessionária construiu duas bases suspensas, na altura do vão central, que vão servir de acostamento para os usuários em casos de emergência e problemas mecânicos nos veículos.
Na manhã desta quarta, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o diretor da CCR Ponte, Marcio Roberto de Moraes, acompanharam o início das obras. Um caminhão equipado com jateador de tinta fez uma demonstração de como serão os trabalhos.
“Esta não é somente mais uma obra na ponte. É uma mobilização que complementa um ciclo de melhorias com relação à circulação e fluidez do trânsito na rodovia. Com o prolongamento da pista até o Rio, haverá uma melhor circulação para os sete mil veículos que trafegam por hora no local”, assegura do diretor da concessionária.
Segundo o secretário Júlio Lopes, o governo do Estado está trabalhando na construção de um viaduto ligando a Ponte Rio-Niterói e a Linha Vermelha, via expressa da capital fluminense. Ele considera que o novo acesso vai eliminar os grandes congestionamentos que se formam na passagem para a Avenida Brasil.
O viaduto de acesso à Linha Vermelha terá dois quilômetros e 300 metros de extensão, e a previsão é de que 21 mil veículos circulem por dia nessa nova estrutura. O projeto está em fase de análise na ANTT e precisa de aprovação federal para início de obras.
COMMENTS