Bosch e Cetesb realizam inspeção gratuita durante “Operação Inverno”

Carga aérea vê exportação recuar enquanto logística interna avança
Ford Caminhões agracia distribuidores pelo atendimento pós-venda com prêmio PESO
TGestiona se ajusta às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

A Bosch Services e a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) realizam, durante os meses de julho e agosto, inspeções gratuitas de emissões de poluentes por veículos movidos a diesel e gasolina. A iniciativa, que faz parte da “Operação Inverno” visa a auxiliar na diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera, ainda mais danosos à saúde nos meses de ar seco, característicos da estação fria.

A “Operação Inverno”, realizada pela Cetesb como parte do programa “Respira São Paulo”, tem o objetivo de monitorar a qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo, interior e litoral, além de informar a qualidade do ar e os efeitos que a poluição causa sobre a saúde pública. A participação da Bosch neste projeto amplia a parceria já existente da empresa com a Cetesb desde abril, quando tiveram início as avaliações gratuitas de opacidade da fumaça preta dos veículos a diesel em São Paulo e Guarujá, e que permanecem até setembro.

Durante a “Operação Inverno”, além de veículos a diesel, estão sendo inspecionados também veículos leves a gasolina, álcool e GNV. Nas inspeções, a Bosch disponibiliza técnicos e veículos equipados com opacímetro (para análise de opacidade dos veículos a diesel), analisador de gases e alinhador de faróis (para as inspeções de veículos leves). Após as análises, os motoristas recebem um laudo que indica se o veículo está ou não regulado e dentro dos padrões de referência ambientais estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.

Próximas inspeções

Confira o calendário das próximas inspeções gratuitas da “Operação Inverno”, que a Bosch Service participa:
16 a 18/07 – Aparecida do Norte/SP (Festa do Carreteiro) – Diesel
22 a 24/07 – Guarujá/SP – Gasolina
26/07 – Araçariguama/SP (Castelo) – Diesel
06/08 – Guarujá/SP – Diesel
07/08 – Porto de Santos/SP – Diesel
19/08 – Votorantim/SP – Diesel
20/08 – Sorocaba/SP – Diesel
 
Avaliação de opacidade de fumaça preta

A avaliação gratuita das emissões de fumaça preta dos veículos a diesel, projeto que a Bosch iniciou com a Cetesb em abril, continua em vários pontos de grande circulação de caminhões, em São Paulo, independentemente da “Operação Inverno”.

Desde que teve início, o projeto de avaliação de opacidade da Bosch em parceria com a Cetesb já avaliou mais de mil veículos, sendo que mais de 50% foram reprovados, ou seja, estavam fora do padrão de emissões estabelecido pelo Conama, o que indica, principalmente, falta de manutenção preventiva, como regulagem da bomba injetora, troca de bicos injetores e troca de filtros.

COMMENTS