Circulação de caminhões terá restrições na área central do Recife (PE)

Medida entra em vigor na próxima segunda (7) para veículos com mais de seis metros. Placas foram instaladas e haverá reforço no monitoramento da área

Promoção da Vipal oferece aos transportadores desconto de R$ 50 na reforma de pneus
Setor de implementos rodoviários amarga queda de quase 30% em 2016
Noma faz sociedade e vai controlar 50% da RodoLinea

A rota de circulação dos veículos de carga com mais de seis metros de cumprimento ficará restrita na área que envolve os bairros do Recife, São José e Santo Antônio na região central da capital pernambucana a partir da próxima segunda (07).

A região irá contar com placas de sinalização para orientar os condutores sobre as novas regras, que mudam o tráfego das 6h às 20h nos dias úteis. A ação faz parte de mais uma etapa do Plano de Trânsito da Prefeitura do Recife (PCR), voltado para operações de carga e descarga de mercadorias.

Para garantir o cumprimento das normas de circulação, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizou a instalação de cerca de 80 novas placas de sinalização, que orientam sobre as mudanças nos três bairros. A CTTU informa que haverá também um reforço no monitoramento, realizado por agentes de trânsito que devem orientar os condutores sobre a nova circulação.

A CTTU inicia também uma ação educativa para condutores de caminhões e as empresas que os contratam. A campanha, que terá início na quinta-feira (03), inclui a distribuição de panfletos e uma equipe formada por 20 arte-educadores, que circulará pelas principais vias dos três bairros, alertando os motoristas durante a primeira semana de adaptação.

Entenda as mudanças

Bairro do Recife – Os veículos de carga maiores que seis metros só poderão circular pelo anel viário que compreende o Cais da Alfândega, Cais do Apolo (pista oeste) e as avenidas Alfredo Lisboa e Militar. A exceção fica para a pista leste do Cais do Apolo, onde os caminhões ficarão proibidos de transitar, no sentido Cais da Alfândega/Av. Militar. Além das vias, o anel viário do bairro do Recife engloba as pontes Giratória e do Limoeiro, por onde os caminhões de seis metros poderão chegar à ilha.

Bairro de Santo Antônio – A restrição será total para a circulação no horário de 06 às 20h nos dias úteis.

Bairro de São José – A proibição será parcial, pois os veículos de carga acima de seis metros de largura poderão trafegar utilizando a Avenida Sul e a Rua Imperial.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a chegada desses caminhões até os bairros poderá ser feita pelas rotas já utilizadas, como a ruas Cais Doutor José Mariano e Aurora, ruas do Príncipe e Princesa Izabel e as avenidas Norte e Sul. Por sua vez, a saída dos caminhões do anel viário poderá ser feita pela Rua João Lira e a Avenida Norte, caso o destino sejam os bairros da Boa Vista e Santo Amaro, e a Rua Imperial para os veículos que desejarem chegar ao bairro de Afogados.

Primeira etapa

O Plano de Trânsito da Prefeitura do Recife teve início em janeiro, com a implementação dos cartões de Zona Azul nas vagas de carga e descarga do Centro do Recife. As vagas são destinadas a veículos de até seis metros de comprimento, e o período de permanência é de, no máximo, uma hora. A medida foi pensada para criar uma rotatividade das vagas, liberando-as para outros veículos estacionarem.

COMMENTS